Com uma das maiores regionais dos JEPS, Guaíra recepciona delegações com casa cheia na abertura


O Módulo Poliesportivo de Guaíra foi palco, na noite de sexta-feira (14), da cerimônia de abertura da fase regional do 66º Jogos Escolares do Paraná (JEPS). O público lotou a praça esportiva para recepcionar as delegações participantes da competição.

 

Ovacionada pelo público, a delegação da cidade-sede desfilou ao som da Fanfarra Municipal, que sob a regência do instrutor Marcos Binder presenteou a plateia com uma bela apresentação. Na sequência, a entrada dos pavilhões foi feita por representantes das forças policiais da fronteira.

 

Pelas inúmeras conquistas vestindo a camisa do município guairense e do Colégio Estadual Mendes Gonçalves, os mesatenistas Crystian Kasuga e Vinicius Albano conduziram a tocha e acenderam a pira olímpica, sendo ovacionados por gritos e aplausos. O juramento do atleta foi feito pela aluna do Colégio Estadual Presidente Roosevelt, Jenifer Thais Matter. Após, os atletas fizeram uma grande festa na quadra, marcando o início da competição escolar.

 

O chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo, José Carlos Guimarães, enalteceu a participação dos alunos-atletas, desejando uma disputa sadia entre todos. 

 

A secretária municipal de Esportes, Cultura e Turismo, Camila Terron parabenizou os atletas pela conquista de ter chegado até nesta fase dos JEPS e pediu uma salva de palmas para os professores de Educação Física, pois através do trabalho deles que esse evento acontece. “É uma grande alegria realizar essa competição, desejo a todos um evento onde o respeito prevaleça e que vença o melhor. Sejam todos bem-vindos a Guaíra”, declarou Camila.

 

Após 10 anos sem receber uma edição do maior torneio escolar da América Latina para jovens entre 12 e 17 anos, a Capital do livre-comércio volta a figurar no cenário esportivo estadual, como uma grande anfitriã. “Pra nós é uma honra recebê-los em nossa cidade, aproveitem cada momento aqui. Agradeço todos que de alguma forma ajudaram a tornar possível a realização deste evento, em especial à Rejane, que não mediu esforços para tornar realidade os Jogos Escolares em Guaíra. Essa competição é de vocês, foi feita pra vocês”, ressaltou o prefeito Heraldo Trento.

 

A coordenadora geral dos JEPS em Guaíra, Rejane München destaca a grandiosidade da competição. “São mais de 2,3 mil alunos, essa participação expressiva tem a ver com o comprometimento dos profissionais de Educação Física, professores e técnicos esportivos dos nossos 16 municípios, que fazem um trabalho magnífico com o esporte escolar. Temos a alegria e a satisfação de ter os 16 municípios representados na nossa fase regional, isso mostra o envolvimento de todos em promover a participação dos alunos de 12 a 17 anos na competição, despertando talentos e oportunizando um momento de integração cultural e social para essas crianças”, frisa Rejane, enaltecendo o retorno do município guairense ao cenário de uma regional de Jogos Escolares: “Depois de 10 anos Guaíra volta a sediar uma fase regional, essa energia boa que se faz com todos unidos e organizados em prol do esporte escolar é que faz com que um grande evento aconteça e é o que nós teremos aqui em Guaíra”, afirma.

 

Uma das maiores regionais

Nesta edição, 103 equipes de 61 instituições de ensino representam 16 municípios de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Toledo, totalizando mais de 2,3 mil atletas, que estarão competindo em busca da classificação à próxima fase.

 

Diamante do Oeste participa com os colégios estaduais Diamante do Oeste e Indígena Kuaa Mbo’e; Entre Rios do Oeste com o Colégio Estadual Professor Ildo José Fritzen; Guaíra com os colégios estuduais do Campo Vereador Samuel Benck, Jardim Zebalos, Mendes Gonçalves, Presidente Rossevelt, Professor Jaime Rodrigues, Mario Luiz, Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo e Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Valdir Fernandes; Marechal Cândido Rondon com os colégios estaduais Antonio Maximiliano Ceretta, do Campo Margarida, Eron Domingues, Frentino Sackser, Marechal Cândido Rondon, Monteiro Lobato, Paulo Freire, Professor Nilso Franceski, Zulmiro Trento, Novo Três Passos, além dos colégios Evangélico Martin Luther e Luterano Rui Barbosa; Maripá com o Colégio Estudual Pio XII; Mercedes com o Colégio Estadual Leonilda Pappen; Nova Santa Rosa com o Colégio Estadual Marechal Gaspar Dutra; Ouro Verde do Oeste  com o Colégio Estadual Ouro Verde; Palotina com os colégios estaduais Barão do Rio Branco, Santo Agostinho, Agrícola Adroaldo Augusto Colombo, Colégio Cecília Meireles e Centro de Excelência em Educação – Ceduc.

E ainda Pato Bragado com o Colégio Estadual de Pato Bragado; Quatro Pontes com o Colégio Estadual de Quatro Pontes; Santa Helena com os colégios estaduais Santos Dumont, São Roque, Humberto de Alencar Castelo Branco, José Biesdorf, São Francisco, São Miguel, Graciliano Ramos, Teotonio Vilela, Zilda Arns Neumann, e o Colégio Santo Antônio; São José das Palmeiras com o Colégio Estadual São José; São Pedro do Iguaçu com o Colégio Estadual São Pedro; Terra Roxa com os colégios estaduais Antônio Carlos Gomes, Santa Rita do Oeste, Presidente Arthur da Costa e Silva, Alto Alegre e Professora Maria Cristina Diniz; e Toledo com os colégios estaduais Ayrton Senna da Silva, Esperança Favareto Covatti, Dario Vellozo, Dr. João Cândido Ferreira, Jardim Maracanã, Jardim Europa, Jardim Porto Alegre, João Arnald Ritt, Premen, Senador Atílio Fontana, e os colégios La Salle, Sesi e Vicentino Incomar.

Competição

As disputas iniciam neste sábado (15), para as categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, nas modalidades de atletismo, basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez, de forma simultânea no Módulo Poliesportivo e nas quadras esportivas do Colégio Estadual Mendes Gonçalves, Colégio Cofracarmo, Colégio Estadual Presidente Rossevelt e no Ginásio de Esportes Kuba, no Distrito de Bela Vista. Para conferir a programação completa clique aqui.

 

Participam dos jogos atletas no naipe masculino e feminino. Os campeões das modalidades coletivas e individuais avançam à fase macrorregional, de 26 a 30 de junho, em Cafelândia.

 

Reunião técnica

A coordenação geral da competição recepcionou, na tarde de sexta-feira, as equipes de arbitragem das sete modalidades em disputa, composta por 57 árbitros. Na oportunidade, foram passadas algumas orientações técnicas, administrativas, logísticas e gerais sobre a competição.

 

De olho

Acompanhe pela fanpage dos JEPS https://www.facebook.com/jogosescolaresdoparana informações diárias sobre a competição, que ocorre simultaneamente em Cruzeiro do Oeste, Coronel Vivida, Colorado, Fazenda Rio Grande, Laranjal, Nova Esperança, Pinhão, Piraí do Sul, Porto Barreiro, Quatro Barras, Santo Antônio do Sudoeste, Santa Terezinha do Itaipu, Siqueira Campos, Telêmaco Borba, Tupãssi e União da Vitória.

 

Organização

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Núcleos Regionais de Educação, e conta com o apoio do município de Guaíra.





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência