Primeiro Centro de Atletismo da região Sul é inaugurado em Cascavel.


 

Como parte do conjunto de obras de infraestrutura esportiva concluídas pelo governo brasileiro, nesta quinta-feira (04.02) o presidente da República, Jair Bolsonaro, acompanhado do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni e do secretário especial de Esporte, Marcelo Magalhães, inaugurou o Centro Nacional de Treinamento de Atletismo de Cascavel (PR). O espaço é o primeiro da modalidade na Região Sul e conta com estrutura para sediar eventos internacionais.

"O esporte é um dos melhores caminhos para seguir. Ele afasta as pessoas do lado ruim", disse Bolsonaro. "Nunca foram inauguradas tantas obras esportivas como agora, no nosso governo." O complexo se soma às 854 estruturas esportivas concluídas entre agosto e dezembro de 2020. O número de obras entregues no segundo semestre do ano passado superou em 91% a previsão para o período, que era de 446 projetos. Em janeiro de 2021, houve novo recorde no número de inaugurações, com 357 obras finalizadas.

Além de oferecer espaço de qualidade para o treinamento de atletas, o Centro também servirá para atividades no contraturno escolar de crianças da rede pública do município. O espaço, que conta com investimento de R$ 15 milhões do Governo Federal, deve receber cerca de 150 jovens, a partir de março, para o início das atividades esportivas.

"Concluímos essa obra que vai permitir não apenas que os atletas possam escalar na sua trajetória esportiva. Aqui as crianças vão aprender lições que vão levar para a vida toda, de superação, disciplina, respeito", afirmou Onyx Lorenzoni. "Daqui sairão muitos campeões, principalmente campeões da vida".

Os medalhistas olímpicos André Domingos e Maurren Maggi participaram da cerimônia de inauguração e comemoraram a qualidade da estrutura oferecida. "É uma pista com o que há de melhor no mundo. Eu estou muito contente, porque é bacana a gente chegar e encontrar um lugar com toda essa estrutura e saber que vão ter crianças aqui, treinando, se desenvolvendo, buscando sonhos e se tornando ídolos do futuro", disse André Domingos, bronze no revezamento 4 x 100m em Atlanta (1996) e prata na mesma prova do atletismo nos Jogos de Sydney, em 2000.

"Esse é um incentivo único. É o sonho de qualquer atleta de alto nível treinar em um lugar assim. Eu adoraria ter tido isso na minha época. Tenho certeza que daqui vão sair novos atletas, novos ídolos", afirmou Maurren, campeã olímpica no salto em distância nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China, em 2008.

Durante o evento, 16 atletas juniores da Seleção Municipal de Atletismo de Cascavel fizeram uma demonstração de provas de 100m rasos. Matheus Scopel, de 21 anos, é atleta de alto rendimento há dois anos e comemora o espaço inaugurado. "Antes a gente treinava em uma pista de pedras. Aqui tem tudo de que a gente precisa e um pouco mais. Vai ser muito proveitoso para nós, atletas, todo esse espaço de pista e alojamento", afirmou.

Também participaram da cerimônia o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério da Cidadania, Bruno Souza, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, além de outras autoridades nacionais, estaduais e municipais.

A estrutura

O complexo conta com uma área de 7,95 mil m² composta por arquibancada, área de treinamento, setor de fisioterapia, alojamento, guarita, estacionamento, área de treino em grama, campo, pista de cooper, quadra e pista de atletismo completa.

Além disso, a estrutura terá uma ala clínica que será sede de estágio de seis cursos da área da saúde do Centro Universitário de Cascavel: fisioterapia, biomedicina, educação física, odontologia, nutrição e psicologia. A estimativa é de que sejam realizados de três a cinco mil atendimentos por mês.

Bolsa Atleta

Atualmente, 883 atletas de todo o país da modalidade atletismo são apoiados pelo Programa Bolsa Atleta, o maior programa de incentivo individual esportivo do mundo, o que representa um investimento federal anual superior a R$ 10,1 milhões. Desse total, 466 são atletas olímpicos e 417 paralímpicos.





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência