Abaixo assinado pede a diminuição dos valores cobrados na conta de luz em Toledo e região


Um abaixo assinado está sendo realizado e tem sido divulgado nas redes sociais pedindo a diminuição dos valores cobrados na conta de luz em Toledo e região. Até a publicação desta reportagem a petição tem mais de 4 mil assinaturas. O objetivo é chegar a pelo menos 5 mil assinaturas.
 
Ainda pensando em reivindicar um preço mais democrático na energia elétrica em Toledo e região alguns vereadores do município estão estudando a criação de uma comissão para debater o assunto e realizar um ato de repúdio pelos valores cobrados pela Companhia Paranaense de Energia (Copel).
 
Um dos articuladores do movimento em Toledo é o vereador, Ademar Dorfschmidt (MDB), que ressalta a grande manifestação da população para que medidas fossem tomadas sobre os preços cobrados na conta de luz. 
 
“Muita gente entrou em contato comigo, tanto em meu gabinete, quanto pelas redes sociais pedindo para que a gente juntamente com os demais vereadores tomassem uma atitude quanto aos preços abusivos cobrados na conta de luz em Toledo, esse foi o principal motivo para que as discussões sobre esse tema fossem iniciadas”, informou.
 
O vereador ainda ressalta que um dos principais problemas observados é o alto valor de impostos cobrado nas tarifas.
 
 “O aumento da taxa de luz é algo abusivo e a população de Toledo e de todo o Paraná não merece pagar o valor mais alto de todo o Brasil. Pelo que nós temos observado os impostos são os principais problemas, pois são todos muito elevados, o que acaba pesando de forma considerável no bolso da população. Por isso a intenção é entrar em contato com o Governo do Estado para resolver essa situação, já que os impostos são os principais problemas e o Estado pode encontrar a resolução”, explicou
 
Apelo regional
 
As movimentações pedindo uma revisão sobre os valores cobrados na conta de energia elétrica não são apenas um privilégio de Toledo, mas estão tomando conta de toda a região, com ações populares e principalmente dos vereadores.
 
Ademar conta que as reclamações não tem ocorrido somente em Toledo, mas em toda a região vereadores afirmam já terem ouvido algum tipo de reclamação referente ao tema. “Esse é um problema de todo o Estado, e em contato com vários vereadores da região pôde ser percebido a insatisfação da população a respeito dos valores cobrados pela energia elétrica”. 
 
O vereador ainda relata, que foi em um contato com um vereador de Marechal Cândido Rondon, que surgiram algumas ideias para discutir a situação. “Em um contato com um colega de Marechal, ele me disse que lá a situação é a mesma, desse modo resolvemos fazer uma mobilização regional, com discussões a respeito do tema e petições recolhendo assinaturas em toda a região, pedindo por preços mais justos”, afirmou.
 
As manifestações também tem tomado corpo em outros municípios da região oeste como Guaíra, Palotina, Terra Roxa, Marechal Cândido Rondon, Cascavel e principalmente Foz do Iguaçu, onde um abaixo assinado foi iniciado de maneira eletrônica por intermédio de uma moradora, que estava insatisfeita com o aumento dos custos com a energia elétrica, que vem sendo relatado por vários moradores de toda a região.
 
Outras petições estão a disposição da população para serem assinadas em várias câmaras de vereadores espalhadas por toda a região. De acordo com o vereador Ademar Dorfschmidt, o apelo de boa parte da população e também de vereadores de toda a região, mostra a insatisfação de todos a respeito dos preços cobrados e demonstra, que o Governo e a Copel precisam tomar atitudes a respeito da situação.
 
Audiência Pública
 
A realização de uma audiência pública, com a presença da população, autoridades dos municípios da região oeste, membros do Governo do Estado e gestores da Copel, pode vir a ser realizada já na próxima semana. Na ocasião os idealizadores das petições e abaixo assinados pretendem entregar os documentos com as assinaturas para o Estado e também para a Copel.
 
A intenção é realizar um debate ouvindo a população sobre as suas reclamações referentes aos preços cobrados pela energia elétrica no Paraná e também ao serviço prestado nesse sentido. O espaço também será aberto para que vereadores e demais autoridades do oeste possam discutir ideias e dar sugestões que possam resolver esse dilema.
 
Na audiência pública também são esperados representantes da Copel e do Governo do Estado, que terão a oportunidade de se manifestar a respeito das reivindicações da comunidade e vereadores.
 
Ademar Dorfschmidt avalia essa ação como algo de fundamental importância para que as soluções possam ser idealizadas e a população tenha uma resposta o quanto antes. “Esse é um momento muito importante, pois representantes da Copel e Governo do Estado poderão ouvir de perto os protestos dos consumidores de energia e também terão o seu espaço para se manifestar e apresentar soluções”, destacou.
 
Ademar finaliza pedindo para que os cidadãos de Toledo e toda a região oeste assinem as petições disponíveis nas câmaras de vereadores da região e também nas redes sociais. “ O pedido que eu e os demais vereadores fazemos é para que a população se mobilize e assine as petições que pedem pela diminuição nos preços da energia elétrica, até porque somente com uma grande quantidade de assinaturas nós teremos força suficiente para debater com a Copel e o Governo do Estado”, completou.
 
A audiência pública deve acontecer na próxima semana em Toledo, mas ainda não tem data nem local definido. Segundo o vereador Ademar Dorfschmidt, a data e endereço da reunião serão definidas até a próxima quinta-feira (31).





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência