Alunos da UFPR realizarão em Palotina pesquisa sobre doença transmitida de animais para o ser humano.


Aluno de Doutorado da UFPR de Palotina está realizando um projeto no município sobre a Esporotricose, uma doença que é transmitida dos felinos para o ser humano.

A partir dessa segunda feira, 26 de abril, os integrantes do projeto visitarão as residências de Palotina realizando uma pesquisa em busca de animais e pessoas contaminadas.

Os pesquisadores buscam gatos que apresentam lesões características da doença, como por exemplo: feridas profundas na pele que não cicatrizam, feridas no nariz, boca, patas, cauda ou cabeça. Animais com espirros, secreção no nariz, entre outros sinais clínicos. Também será feita a pesquisa de pessoas que apresentem sintomas da doença como feridas nas mãos, braços, pernas ou no rosto.

O exame para diagnóstico da doença é realizado gratuitamente pelo projeto e a pessoa só precisa assinar um termo autorizando a coleta do material para amostra.

Se você tem ou conhece alguém que tenha um gato com lesões ou você apresenta algum desses sintomas entre em contato com os alunos para que a equipe possa estar indo até a residência.

 

A doença..

Você sabe o que é esporotricose?

A esporotricose é uma doença causada por um fungo que vive no solo e nas plantas. Por muito tempo foi conhecida como a doença do jardineiro, pois as pessoas acabam se contaminando a partir de traumas ocasionados com os espinhos das roseiras, ou o manejo do solo. Hoje a esporotricose tem se destacado devido a sua transmissão zoonótica. E o que é isso?

Zoonose é uma doença que pode ser transmitida do animal para o ser humano, ou do humano para os animais. A esporotricose pode ser transmitida ao ser humano por meio da arranhadura ou mordedura de gatos contaminados.

Esses animais podem se contaminar por arranhadura em troncos de árvores quando vão afiar suas unhas, pelo ato de enterrar as fezes e assim o fungo acaba se abrigando debaixo das unhas, no nariz e na boca. Assim, quando eles brigam com outros animais acabam transmitindo o fungo, bem como ao arranhar ou morder o ser humano, pode acabar contaminando também a pessoa.

Os sinais apresentados pelos animais são feridas profundas na pele que não cicatrizam, secreção nasal, espirros, falta de apetite, cansaço e feridas ulceradas no nariz. Geralmente estão localizadas no nariz, nos membros (ou seja, nas patinhas do animal), cabeça, cauda e devido ao hábito de se lamber acabam disseminando a infecção para outros locais do corpo. Em humanos, pode aparecer um pequeno nódulo (massa) que resulta numa úlcera, evoluindo para ferida nas mãos, braços, pernas ou no rosto.

A esporotricose tem tratamento e tem cura. Se o seu gato apresentar alguma dessas lesões leve ele para uma consulta ao veterinário. Se por acaso você ou alguém de sua família apresentar alguma lesão de pele, geralmente semelhante a que apareceu no gato consulte o seu médico.

O gato não é o culpado da história e não deve ser penalizado caso venha se contaminar. A esporotricose pode ser prevenida com algumas medidas que você pode tomar como por exemplo, utilizar luvas para manipular jardins ou solos e ao entrar em contato com gatos desconhecidos, levar seu gato ao veterinário para realizar a castração, pois assim estamos evitando que eles saiam com maior frequência para se reproduzir e acabem se contaminando. Restringir o acesso desses animais à rua e se por acaso algum animal estiver apresentando as lesões você precisa deixá-lo separado dos demais animais para evitar a contaminação, fazer a limpeza do local onde este animal fica com hipoclorito de sódio, lembrando sempre de consultar o médico veterinário e sempre cuidar para manter a saúde do seu pet em bom estado.

Cuide de seu animal, cuide de sua saúde e se por acaso souber de algum caso de esporotricose entre em contato conosco.

 

 

 





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência