APAVA recebe equipamentos de proteção individual (EPIs)


O Município de Palotina recebeu equipamentos de proteção individual (EPI’s) para a Associação de Agentes Ambientais Palotina Preserva – APAVA. Os equipamentos foram entregues aos agentes, por meio do programa “Ecocidadão Paraná”, no dia 11 de setembro, na Central de Triagem, e fazem parte do termo de cooperação celebrado em abril, entre a associação, Prefeitura e Provopar Estadual.

“Essa parceria visa orientar, capacitar e dar apoio a todas as associações de catadores do Estado, outros equipamentos já foram disponibilizados para melhorar ainda mais a coleta seletiva no município”, ressalta o técnico do Provapar Estadual, Henrique Nadolny Neto.

Para o presidente da Apava, Sergey Sendtko, estes equipamentos de proteção representam uma melhora significativa na rotina de trabalho dos agentes ambientais, pois tem a finalidade de preservar a saúde de todos. “Este é mais um processo em favor dos agentes ambientais, pois estes EPI’s são de extrema importância para que eles não tenham acidentes de trabalho”, comenta.  “Nós, munícipes, também devemos fazer a nossa parte para que o processo de reciclagem em Palotina seja modelo”, finaliza Sendtko, ao falar a respeito da separação correta dos materiais recicláveis.

O ato foi acompanhado pelo vice-prefeito Chico Brum, secretário de Agricultura e Gestão Ambiental, Antoninho Chechi; presidente da Associação de Catadores, José Teixeira Sobrinho; e o coordenador da Central de Triagem, Dorival Canhete.

Outros investimentos foram realizados recentemente na APAVA por meio de parceria com a ITAIPU Binacional que garantiu recursos na ordem de R$ 220 mil, onde foram adquiridos diversos equipamentos como uma esteira para separação dos recicláveis, carrinhos, elevador de fardos, mesa de triagem, compactador hidráulica, entre outros.

O Programa “Ecocidadão Paraná” é realizado pelo Provopar Estadual Ação Social com a parceria da Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR e Instituto Águas Paraná, para a formação de empreendedorismo, gestão associativista e cooperativista para os grupos de trabalhadores do setor de reciclagem.

O objetivo do programa é sensibilizar, capacitar, orientar e apoiar as Associações e Cooperativas de catadores de material reciclável do Estado do Paraná, promovendo a inclusão e o fortalecimento destes, na cadeia da reciclagem, capacitando-os técnica e gerencialmente para a gestão dos resíduos sólidos recicláveis. O programa é composto por oito módulos em reuniões periódicas com as Associações e Cooperativas integrantes do Programa, abordando temas como: Associativismo e Cooperativismo, Legislação e Documentação, Comunicação, Liderança, Planejamento, Produção e Logística, Comercialização, Segurança no Trabalho e Sustentabilidade contribuindo na integração do grupo, formação de lideranças, proteção do meio ambiente e desenvolvimento do empreendedorismo.

O apoio às organizações de catadores possibilita o aumento da vida útil de aterros sanitários. O incentivo à coleta seletiva, à logística reversa e a triagem do material, os depósitos de recicláveis nos aterros e a devolução de materiais à cadeia produtiva, gera a redução da geração de rejeitos. A atividade organizada dos catadores de material reciclável abre caminho, ainda, para a inclusão social deles e de suas famílias, gerando trabalho e renda, permitindo sustentabilidade econômica e o fomento ao desenvolvimento local, passando a ser importante parceiro da gestão municipal no cumprimento das metas estabelecidas pela Lei 12.305/2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência