Cia do Abração apresentará duas peças durante o Festin 2019


A história que marcou a infância de muita gente, mas em uma adaptação que foca nos valores humanos e na formação de caráter de um menino. É assim a leitura da peça “Pinóquio”, um dos espetáculos da Cia do Abração, companhia teatral de Curitiba, que está entre os grupos selecionados para o Festin 2019, o Festival de Teatro Infantil de Cascavel, que vai acontecer entre 10 e 15 de setembro. 

 
O espetáculo conta a história do boneco esculpido a partir do tronco de uma árvore, mas que sonhava em ser um menino de verdade. Ele se mete em muita confusão e enrascada e seu pai, o entalhador Geppeto, entre erros e acertos, sempre tenta salvá-lo. Os erros de Pinóquio e sua redenção, fazem com que, finalmente, a Fada Azul conceda o dom da vida ao boneco, tornando-o um menino de verdade. “É uma linda história de humanidade. Aprender valores para conduzir e dar sentido à vida. Em Pinóquio, compreendemos que amor, paixão, sinceridade, fraternidade, beleza e honestidade são virtudes que se aprendem e que formam um caráter. Toda a trama é trazida para a nossa cultura brasileira, tendo como inspiração o fandango e a viola caipira, muito difundida na cultura paranaense”, comenta a diretora Letícia Guimarães. 


Além disso, a companhia também será responsável pela encenação de “Estórias Brincantes de Muitas Mainhas”, que mostra três simpáticos velhinhos que adoram contar histórias um para o outro e que trarão ao espectador alguns contos da literatura nacional, dirigidos às crianças. Saudosos, começam a falar sobre suas próprias mães e sobre as diferentes mães que conhecem e, nesse clima de brincadeira, fazem abstrações imaginando que objetos do cotidiano, elementos da natureza e seres elementais, também têm mães. “A reflexão da importância que a figura materna assume na vida do ser humano, tendo como subtexto o afeto e o amor materno por meio de brincadeiras comuns à criança, tão escassas no universo ‘adulto’ é o objetivo da montagem”, acrescenta Letícia.


“Estórias Brincantes de Muitas Mainhas” já rodou várias cidades do Paraná e de outros estados e “Pinóquio” está começando essa caminhada, já que estreou no ano passado. As duas peças poderão ser conferidas em Cascavel gratuitamente durante o Festin 2019. "Pinóquio" será encenada no dia 10 de setembro (terça-feira) no Teatro Municipal de Cascavel às 19h30 na abertura do festival, com legenda para portadores de deficiência auditiva. Já “Estórias Brincantes de Muitas Mainhas” poderá ser vista no dia 11 de setembro (quarta-feira) às 10h na Praça Wilson Jofre, com presença de um intérprete de libras para democratizar o acesso à arte e cultura! Todas as apresentações são gratuitas.


“Os dois espetáculos proporcionarão momentos mágicos e de muita emoção. Sinto uma esperança inacreditável quando trabalho com público infantil. É como se tivesse a oportunidade de revisitar inúmeras vezes a minha própria criança. Um portal mágico para acessar minhas fantasias. No Festin, espero encontrar com crianças de todas as idades, não importa a idade cronológica vivida. Quando nos encontramos, compactuamos e trabalhamos para um mundo melhor, mais humano e sensível. Vida longa ao Festin, pois trabalhar para e com crianças é fundamental”, deseja Letícia. 

Sobre o Festin


O Festival de Teatro Infantil de Cascavel nasceu com a proposta de despertar o interesse das crianças pelo universo teatral, incentivando que elas assistam mais peças e se motivem a encenar também. A primeira edição aconteceu em 2017 e teve 20 apresentações gratuitas durante uma semana em vários locais da cidade: praças, calçadas, parques e salas de concerto. Em 2019, o Festin retorna maior e mais completo. Neste ano, o projeto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Syngenta, teve uma seleção que abrangeu companhias de todo território brasileiro. 

A produção é feita por duas irmãs apaixonadas pela área cultural: a atriz Cynthya Borges e a produtora Bruna Bailey. Para saber mais sobre o Festin 2019, acesse: www.festincascavel.com.br e acompanhe as novidades pelas redes sociais: www.instagram.com/festincascavel e www.facebook.com/festincascavel.

 





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência