Coleta de Resíduos em Palotina


Um futuro sustentável acontece juntamente com o consumo consciente, em decorrência disto é necessário se fazer a separação correta do lixo. A Prefeitura Municipal de Palotina com instituições e empresas parceiras, realizam o Cronograma da Coleta de Resíduos em nosso município. A separação dos resíduos de forma correta faz toda a diferença na preservação do meio ambiente, evitando que muitos materiais recicláveis acabem nos aterros ou lixões.

A reciclagem economiza recursos naturais, evita a poluição do solo e da água e gera renda para muitas famílias que dependem dos resíduos sólidos descartados para sobreviver, mas para que ela aconteça é fundamental sabermos como realizar a separação dos resíduos.

Temos os três tipos de resíduos que são encaminhados para destinos diferentes:

1)        Os rejeitos são resíduos para os quais ainda não há tecnologia ou viabilidade econômica para o seu reaproveitamento ou reciclagem. Por exemplo, os resíduos de banheiro, como papel higiênico usado.

2)        Os recicláveis o processo em que há a transformação do resíduo, para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto. Os resíduos recicláveis são: copos, garrafas, sacos/sacolas, frascos de produtos, embalagens Pet (Refrigerantes, Óleo, Vinagre,...), canos e tubos de PVC, caneta (sem a tinta), tampas, embalagens tipo Tupperware, embalagens de produto de limpeza, lembrando que os resíduos precisam estar limpos, sem restos de produtos em seu interior.

3)        Os orgânicos são constituídos basicamente por restos de vegetais e comidas descartados de atividades humanas. Os resíduos orgânicos se degradam espontaneamente em ambientes naturais  e reciclam os nutrientes nos processos da natureza. Degradam-se através da compostagem, processo natural onde os micro-organismos são responsáveis pela degradação da matéria orgânica. 

DESTINO DOS RESÍDUOS:

1)        Rejeitos: Aterro Sanitário

2)        Recicláveis: Coleta Seletiva

3)        Orgânicos: Composteira Doméstica 

FIQUEM ATENTOS AO CRONOGRAMA DA COLETA DE RESÍDUOS EM PALOTINA:

- Material Reciclável:

Segunda feira – Centro e Jardim Social

Terça-feira – Pôr do Sol, Cohapar e Santa Terezinha

Quarta-feira – União, Dallas, Jardim Itália e Morada do Sol

Quinta-feira – Centro e Bela Vista

Sexta-feira – Imigrantes, Pioneiro, Jequitibá, Interlagos e Osvaldo Cruz

Sábado – Avenidas e Binários

         1° e 3° Sábados de cada mês – Floresta, La Salle e Santo Antônio

         2° e 4° Sábados do de cada mês – São Camilo.

 

- Rejeitos:

Segunda-feira – Centro, Dallas, Jardim Itália, Morada do Sol, Interlagos, Osvaldo Cruz, Jequitibá, Pioneiro, Imigrantes, Jardim Social e Bela Vista

Terça-feira – Centro, União, Santa Terezinha, Cohapar e Pôr do Sol

Quarta-feira – Centro, Dallas, Jardim Itália, Morada do Sol, Interlagos, Osvaldo Cruz, Jequitibá, Pioneiro, Imigrantes, Jardim Social e Bela Vista

Quinta-feira – Centro, União, Santa Terezinha, Cohapar e Pôr do Sol

Sexta-feira – Centro, Dallas, Jardim Itália, Morada do Sol, Interlagos, Osvaldo Cruz, Jequitibá, Pioneiro, Imigrantes, Jardim Social e Bela Vista

Sábado – Centro, União, Santa Terezinha, Cohapar e Pôr do Sol 

- Galhos e Entulhos: não misturar os dois

1 a 5 de cada mês – BNH, Pôr do Sol, Cohapar, Bela Vista e região

8 a 12 de cada mês – Santa Terezinha, União, Dallas e região

16 a 19 de cada mês – Osvaldo Cruz, Jequitibá, Pioneiro e  região

22 a 26 de cada mês – Centro 

- Orgânico:

Deve ser descartado na sua composteira doméstica.





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência