Dia Mundial da Luta Contra o Uso de Agrotóxicos – 3 de dezembro


No Dia 3 de dezembro é comemorado o Dia Mundial da Luta Contra o Uso de Agrotóxicos. O Brasil se destaca como um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo. A região oeste do Paraná não é diferente, pela predominância agrícola, existe um consumo exacerbado de agroquímicos que colocam em risco a nossa saúde. O contato com os defensivos agrícolas é capaz de causar intoxicações, que podem ser agudas quando acontece exposição a uma grande quantidade de agrotóxicos em um curto espaço de tempo e causam principalmente enjoos, vômitos, dor de cabeça e mal estar e as intoxicações crônicas que são aquelas em que a exposição é a uma pequena quantidade por um período prolongado de tempo, e segundo estudos recentes, é caracterizado principalmente pelos cânceres. 

O estado do Paraná já elaborou o plano estadual de atenção às pessoas expostas aos agrotóxicos, assim como a 20ª Regional de Saúde de Toledo também elaborou um plano regional de atenção às pessoas expostas ao agrotóxico a fim de monitorar a saúde de pessoas, que pela natureza do seu trabalho ou o meio em que vivem, estão em contato direto ou indireto com os agrotóxicos e podem ter sua saúde prejudicada por este fato. 

O dia 3 de dezembro foi pactuado no Plano Regional de Atenção à Saúde das populações expostas ao agrotóxico como o dia de campanha para o uso consciente dos agrotóxicos, não pregando o abandono do seu uso, mas sim utilização sem excessos e quando realmente se necessita. Atualmente, a venda e uso de agrotóxicos é muito alta, isso porque os agricultores têm medo de que suas lavouras sejam atacadas pelas pragas, mas estudos mostram que com o monitoramento de insetos e outras pragas é possível reduzir em mais da metade o uso de fungicidas e inseticidas, minimizando os custos e maximizando os lucros. 

Nesse dia importante temos que repensar nosso modelo de produção agrícola que prega o uso exacerbado dos agrotóxicos visando proteger nossa saúde e dos nossos filhos, pais e familiares, pois a prevenção é sempre mais fácil, econômica e menos dolorosa que a remediação. 

Lembre-se: saúde e qualidade de vida não tem preço!

 

 





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência