Equipes da saúde realizam ações alusivas ao dia Mundial Sem Tabaco


As equipes das unidades básicas de saúde de Palotina realizaram uma campanha de conscientização sobre os malefícios causados pelo consumo de tabaco aos pacientes que aguardavam por consultas. A ação foi realizada na última sexta-feira, dia 31 de maio, alusivo ao Dia Mundial Sem Tabaco, que foi instituído no ano de 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

 

O consumo do tabaco é o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão e importante fator de risco para doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), tuberculose, dentre outras enfermidades pulmonares. Além disso, a exposição ao tabagismo passivo (ou seja, a exposição involuntária à fumaça do tabaco), em curto período, pode acarretar reações alérgicas — rinite, tosse, conjuntivite, exacerbação de asma.

 

Em adultos expostos por longos períodos, o tabagismo passivo pode levar ao infarto agudo do miocárdio, câncer do pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica). Em crianças, a exposição passiva aumenta o número de infecções respiratórias.

 

 

 





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência