Ex-governador Mário Pereira recebe o título de Cidadão Honorário de Palotina


Na sexta-feira, dia 16, a Câmara de Vereadores de Palotina realizou uma sessão especial para homenagear o ex-governador do Paraná, Mário Pereira. Ele recebeu o título de Cidadão Honorário do município em solenidade realizada no Salão de Eventos da Churrascaria Soledade. A sessão foi presidida pelo vereador Elias Naor Schlosser e contou com a presença de todos os vereadores, além de lideranças locais e regionais, entre elas o prefeito Jucenir Stentzler; o deputado estadual Ademir Bier; o vice-prefeito Idenir Pedrinho Brum; o diretor do Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná, Elisandro Pires Frigo, entre outras.

A lei que concedeu a homenagem a Mário Pereira é de 1997, de autoria do então vereador Severino Gênero, que completou 94 anos. Como o título ainda não havia sido entregue, Severino Gênero solicitou que a Câmara realizasse a sessão especial. Um dos motivos para a honraria foi a atuação do ex-governador quando da implantação do Campus da Universidade Federal do Paraná em Palotina, hoje Setor da UFPR. Mário Pereira era vice-governador na gestão 91-94 e assumiu o governo do Estado em 1994. O Campus da UFPR foi implantado em Palotina no ano de 1992.

O vereador Marcos Eliseu Heuert fez pronunciamento em nome de todos os vereadores e destacou a decisiva atuação de Mário Pereira no início das atividades da Universidade Federal do Paraná no município. “O apoio do governador na época foi fundamental”, resumiu. Já o pioneiro Severino Gênero lembrou em seu discurso as oportunidades que manteve audiência com Mário Pereira. Para Severino o ex-governador prestou um grande serviço à comunidade palotinense. "Se não fosse o apoio do ex-governador a nossa universidade poderia ter deixado de funcionar. Ele honrou com o compromisso que assumiu conosco na época”, disse Severino.

Após receber a homenagem, o ex-governador disse que estava muito feliz por retornar a Palotina e de receber o carinho das lideranças. Ele testemunhou que quando assumiu o governo viu que a comunidade de Palotina era muito unida e que não poderia deixar de atender o pedido das lideranças. “Sou um entusiasta pela educação e hoje me sinto realizado não somente por esta homenagem, mas por ver a pujança de Palotina e também porque a UFPR se consolidou sendo uma universidade de Palotina e do Oeste. O pioneiro

Severino Gênero é uma grande liderança que fez um grande trabalho por Palotina e merece nosso reconhecimento. Obrigado Palotina por esta linda homenagem que fazem para mim ”, destacou.   

 

Histórico - O engenheiro eletricista Mário Pereira é natural de Santa Catarina e chegou a Cascavel em 1968. Em 1982 foi eleito deputado estadual com uma das maiores votações do interior. Após dois mandatos, Mário Pereira assumiu cargos no primeiro escalão do governo estadual. Foi eleito vice-governador no primeiro mandato de Roberto Requião e assumiu o cargo quando o governador disputou a eleição ao Senado Federal. 





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Desenvolvido por Azz Agência