Iniciativa de aquisição de guarda-chuvas para campanha de Preventivo.


A Secretaria Municipal de Saúde de Palotina vem a público esclarecer a respeito de licitação para aquisição de guarda-chuvas para campanha de Preventivo.

A Secretaria Municipal de Saúde trabalha com metas e objetivos pactuados com o Estado, sendo um deles: Ampliar e Qualificar a rede de Atenção à Saúde da Mulher. Desta forma precisamos incentivar a população feminina a realizar a coleta de exames preventivos periodicamente, sendo que a população alvo são mulheres na faixa etária entre 25 a 64 anos por orientação do ministério da saúde.

No ano de 2018 não foi atingida a meta que é de 2.300 exames coletados e temos uma média de 100 mulheres/mês que marcam e não comparecem para realização do exame.

Em campanha realizada no mês de março, alusivo ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), todas as unidades de saúde do município atenderam em horário especial para contemplar as mulheres que trabalham ou que por algum motivo não podem comparecer no horário de rotina de atendimento, e ainda assim, tivemos 147 mulheres que agendaram seu exame e não compareceram para coleta.

No ano de 2018 ocorreram 187 mortes no município de Palotina, destas 35 foram por neoplasias/câncer; destes 35 óbitos, 19 foram mulheres e 16 homens; sendo assim as neoplasias são a segunda maior causa de morte no município, perdendo apenas para mortes por doenças cardiovasculares.

A iniciativa de distribuição de guarda-chuvas durante a campanha do “Outubro Rosa” foi uma maneira encontrada, a exemplo de outros municípios, para incentivar a adesão das mulheres ao exame do colo do útero, visando diminuir o número de óbitos de mulheres e trabalhar a prevenção para detecção precoce dos casos.





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência