Jovem de Palotina em tratamento faz campanha para arrecadar cabelos para confecção de perucas na Uopeccan


Para auxiliar mulheres que fazem tratamento contra o câncer no Hospital do Câncer Uopeccan, uma campanha foi criada no fim do ano passado nas redes sociais para arrecadar cabelos.

Com o tema “Doe Cabelos, Doe amor”, a iniciativa teve início em agosto. Conforme a idealizadora do projeto, Vanessa Perassoli, 26 anos, moradora de Palotina, a ideia surgiu após perceber que algumas mulheres estavam cabisbaixas na recepção do hospital por estarem carecas, depois de uma conversa com a enfermeira, ela decidiu iniciar a ação. “Quando eu comecei esse projeto da doação de cabelos, não pensava que iria tomar grandes proporções. No início eu tinha só o cabelo da minha irmã e depois foram chegando mais cabelos de crianças, jovens, adultos das cidades de Toledo, Cianorte, Brasilândia do Sul, Assis Chateaubriand, Palotina e dentre outras, e também dos salões de beleza”, conta a jovem.

Vanessa, realiza tratamento oncológico há cinco meses, devido ao diagnóstico de câncer de mama. Segundo ela, a campanha é uma maneira de elevar autoestima de outras mulheres. “Acredito que é uma forma de troca, porque além de ajudar eu fui ajudada também, com cada gesto, palavra de amor, com as doações, eu pude focar em alguma coisa durante a pandemia e o tratamento do câncer, por conta de não poder mais sair de casa’.

Durante a campanha neste ano, foram arrecadados 100 cabelos, a paciente conta que a corrente de ‘Doe Cabelos, Doe Amor’ vai continuar no próximo ano e agradece todos que participaram. “Eu sou muito grata todos que doaram e ajudaram de alguma forma, porque eu sozinha não seria possível, vocês doaram amor através da doação do cabelo de vocês, obrigada”.

A queda de cabelo é um dos efeitos colaterais do tratamento de quimioterapia, porém nem sempre ocorre e varia de acordo com os medicamentos utilizados. Costuma começar na segunda ou terceira semana do tratamento, acentuando-se a cada novo ciclo de quimioterapia. Pode também ocorrer em outras partes do corpo, de forma completa ou incompleta. Em alguns casos, pode não ocorrer ou apenas deixar cabelos e pelos mais ralos. Nesta fase, o paciente pode cortar os cabelos antes do efeito aparecer, como uma forma de se prepara para o processo de queda. Se preferir, pode esperar os cabelos começarem a cair, para então tomar a decisão de cortar. É recomendável o uso de bonés, lenços ou perucas para proteção da cabeça. Os cabelos voltam a nascer logo após o término da quimioterapia, e em alguns casos, ainda durante a quimioterapia.

Como faço para doar cabelos?

Para realizar a doação existem alguns pré-requisitos: o cabelo precisa ter no mínimo 15 centímetros, deve ser cortado em mechas pequenas como de Mega Hair e ser entregue limpo e seco. Não tem problema se o cabelo for tingindo ou tiver passado por algum outro processo químico. Depois, o cabelo deverá ser entregue no Núcleo Solidário (Rua Potiguaras, 880, Santo Onofre – Cascavel), em horário comercial, ou na sala da LFCC de Umuarama, que fica dentro do Hospital do Câncer Uopeccan.

Os cabelos poderão ser utilizados para a confecção de perucas, que serão posteriormente doadas para pacientes que fazem tratamento contra o câncer e acabaram perdendo seus cabelos ou, também, comercializados. O dinheiro arrecadado com a comercialização dos cabelos é 100% revertido para o Hospital. Com a comercialização, conseguimos aproveitar melhor o cabelo, não perdendo a sua qualidade conforme o tempo passa, e também teremos uma forma a mais de arrecadação para o Hospital.

Caso você não consiga trazer a doação de cabelos pessoalmente, pode enviar pelos Correios para os seguintes endereços:

Núcleo Solidário do Hospital do Câncer Uopeccan em Cascavel: Rua Potiguaras, nº 880, Bairro Santo Onofre, CEP: 85.806-430 – Cascavel/PR

Sala da LFCC do Hospital do Câncer Uopeccan em Umuarama: Avenida Paraná, 7592, Zona III, CEP 87.502-000 – Umuarama/PR

Telemarketing do Hospital do Câncer Uopeccan em Foz do Iguaçu: Rua Santos Dumont, 878, Edifício Bella Foz, CEP: 85.851-040 – Foz do Iguaçu/PR.

Para mais informações sobre a doação, ligue para (45) 2101-7110.





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência