Levantamento de Índice de Infestação de Dengue em Palotina ultrapassa o preconizado


Nesta semana o PNCD - Programa Nacional de Controle da Dengue realizou em Palotina o primeiro LIRAa - Levantamento Índice Rápido do Aedes aegypti. O índice de infestação ficou em 2,50%, ressaltanto que o preconizado pelo Ministério da Saúde é que fique abaixo de 1%.

Apesar de ser um período de estiagem, a pouca chuva dos últimos dias já é o suficiente para o mosquito Aedes aegypti se reproduzir.  O principal depósito onde foram encontradas larvas do mosquito foram os baldes. Isso significa que as pessoas estão recolhendo água de chuva e não estão tomando os devidos cuidados com o armazenamento desta água.

Além dos baldes, também foi encontrado focos em vasos e pratos de plantas, lonas, tambores, caixas d'agua, garrafas pet, marmitas, sacos plásticos, potes plásticos,  pneus, bromélias, tanques, vasos sanitários, pias  entre outros.

A Coordenadora de Endemias Terezinha Duarte ressalta a importância da conscientização da população, “é necessário que a população ajude no combate ao mosquito Aedes aegypti, verificando com regularidade seu quintal, não deixando água parada e fazendo o descarte correto do lixo,” ressalta Terezinha.

O COMBATE AO AEDES AEGYPTI É DEVER DE TODOS!





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência