Licenciatura em Educação do Campo da UFPR abre processo seletivo sem prova e sem taxa de inscrição


Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para o curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza (LECAMPO), ofertado pelo Setor Litoral da UFPR. São 40 vagas, destinadas prioritariamente a pessoas atuantes nas áreas da agricultura familiar e da reforma agrária, incluindo filhos de agricultores e trabalhadores, educadores e integrantes de movimentos sociais. A seleção será feita com base na avaliação do histórico escolar de ensino médio dos candidatos e, assim, não é preciso pagar taxa de inscrição.

Os interessados devem se inscrever até o meio-dia de 12 de setembro, pela internet, no site do Núcleo de Concursos da UFPR (NC/UFPR). O histórico escolar e os demais documentos necessários para a inscrição podem ser enviados de duas formas: pela internet, por meio do site do NC/UFPR (https://servicos.nc.ufpr.br/PortalNC/Concurso?concurso=LECAMPO), ou pelos Correios, para o endereço: Rua dos Funcionários, 1540 – Bairro Juvevê – CEP: 80035-050 – Curitiba – PR – Campus I (Agrárias) – Núcleo de Concursos. O envio deve ser feito até 17 horas do dia 19 de setembro.

O processo seletivo não terá prova e consistirá apenas na análise do histórico escolar dos candidatos. Serão avaliadas as médias nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Geografia, História, Matemática, Biologia, Física e Química.

Metade das 40 vagas é destinada à concorrência geral. A outra metade é reservada para candidatos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública ou que tenham obtido certificado de conclusão do ensino médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Nessa segunda metade, há cotas para candidatos de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

Quem pode se candidatar
Podem concorrer às vagas pessoas que tenham concluído o Ensino Médio e que se enquadrem nas seguintes categorias:

Categoria 1 – Educadores ou educadoras que prioritariamente não possuam qualquer curso de graduação e que estejam em atividade nas escolas/instituições do campo, escolas itinerantes pertencentes à rede estadual ou municipal, escolas comunitárias e escolas-família;

Categoria 2 – Educadores ou educadoras que prioritariamente não possuam qualquer curso de graduação e que atuem em processos educativos/formativos desenvolvidos por entidades ligadas a espaços educativos não formais (sindicatos, movimentos sociais, cooperativas, associações e outros que desenvolvam suas atividades vinculadas à questão agrária e camponesa);

Categoria 3 – Pessoas que trabalham na agricultura familiar, nos assentamentos, nos acampamentos, arrendatários ou arrendatárias, meeiros ou meeiras, boias-frias, pescadores ou pescadoras, indígenas, quilombolas, extrativistas e demais populações tradicionais do campo e povos indígenas como regem as leis e decretos arrolados no item 1.2;

Categoria 4 – Pessoas atuantes nos movimentos sociais ligados ao campo, associação de agricultores ou agricultores familiares, pescadores ou pescadoras, quilombolas, faxinalenses, povos indígenas e demais populações tradicionais do Brasil;

Categoria 5 – Filhos ou filhas de agricultores ou agricultores familiares, assentados ou assentadas, acampados ou acampadas, pescadores ou pescadoras, quilombolas, faxinalenses, arrendatários ou arrendatárias, meeiros ou meeiras, boias-frias, indígenas ou extrativistas e demais trabalhadores e trabalhadoras assalariados que atuem na agricultura familiar de acordo com a Lei n.º 11.326 da agricultura familiar.

O curso
A Licenciatura em Educação do Campo é um curso com organização própria, diferente dos demais cursos de graduação da UFPR. É organizado em regime de alternância entre dois tempos: o Tempo Universidade, que corresponde às aulas no campus da UFPR em Matinhos, e o Tempo Comunidade, em que o estudante desenvolve pesquisas, projetos, entre outras atividades, em sua comunidade do campo e sua escola, com acompanhamento pedagógico dos docentes do curso.

O curso é dividido em oito semestres e a distribuição da carga horária de cada tempo é definida em conjunto por professores e estudantes no início de cada semestre.





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência