Mar recua no Uruguai e barcos ficam encalhados durante fenômeno incomum


Durante está sexta-feira (11) o mar se retirou por vários metros e vários barcos firam encalhados em um fenômeno incomum pelo porto de Punta del Este, Piriápolis e Montevidéu na Costa Sul do Uruguai.

Segundo a marinha, o caso aconteceu devido aos fortes ventos que vem do norte nas últimas horas e tem afetado os territórios orientais. Eles afirmam que esse recuo das águas é normal e terminará assim que os ventos mudarem a direção. 

Durante a retirada do mar, em Punta del Este, por exemplo, foi de 10 metros e iates e barcos de pesca ficaram encalhados na areia, enquanto detritos e lixo, normalmente debaixo de água, ficaram expostos.

Os especialistas informaram também que o fenômeno não ocorre antes de um tsunami, fato muito questionado nas redes sociais. Um tsunami é causado geralmente quando o fundo do mar em um terremoto de magnitude considerável rompe com o equilíbrio do oceano e ondas grandes ocorre. O vento não poderia produzir um evento deste tipo.

Maldonado, umas das cidades afetas, irá aproveitar a situação para realizar o trabalho de limpeza na área de Playa Mansa. Lá, durante a janela de 48 horas, que levou à downspout, começou a remover detritos e restos de construções antigas, como barras de ferro, pedras, madeira, entre outros, foram expostos pela remoção de água.





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Desenvolvido por Azz Agência