Nutricionistas realizam diagnóstico nutricional nas escolas municipais


A Administração Municipal de Palotina preocupada com o aumento excessivo da obesidade na população infantil realiza anualmente avaliações nutricionais com os alunos da rede municipal de ensino para coleta de informações, como peso e altura, das crianças e adolescentes. Este trabalho é coordenado pelas nutricionistas da Secretaria de Educação e Cultura em parceria com os professores de educação física das escolas.   

 

O diagnóstico nutricional é realizado com alunos do infantil 5 até o 5º ano. Os dados coletados são repassados para a secretaria de cada escola que inserem os números levantados no sistema SERE (Sistema Estadual de Registro Escolar). O sistema gera um relatório de avaliação nutricional que é encaminhado para as nutricionistas que fazem o diagnóstico.

 

Em 2018 foram avaliados 2.374 estudantes, 99,20% do total, das escolas Joaquim Monteiro Martins Franco, Percicoti, Leonardo Da Vinci, Vitorino Roggia, Arco-Íris, Celino Rocha de Araújo, Jean Piaget, Vale Verde e Monteiro Lobato.

 

De acordo com o diagnóstico, mais de 64% das crianças estão em estado de eutrofia, ou seja, no peso normal. Porém, uma parcela considerável dos alunos avaliados apresentam sobrepeso (19,5%) e obesidade (14,7%). Além disso, 31 alunos estão com baixo peso.

 

“Nos gráficos é possível observar o aumento no número de alunos com sobrepeso e obesidade, entretanto, trabalhamos em conjunto com a comunidade escolar no sentido de sensibilizar estudantes, pais e professores sobre a importância de uma alimentação saudável”, comenta a nutricionista Daniela Nava. “Diversas ações são desenvolvidas nas escolas para chamar a atenção de todos sobre hábitos alimentares que favoreçam a saúde e melhor qualidade de vida”, conclui.

 

 

 





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência