Os 331 anos de Curitiba são comemorados na Assembleia Legislativa


A sessão solene desta terça-feira (26), no Plenário, foi proposta pelo 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ney Leprevost (União Brasil), pelo deputado Tito Barichello (União Brasil) e pela deputada Flávia Francischini (União Brasil) e teve por objetivo homenagear os 331 anos da capital paranaense, Curitiba.

Segundo o Censo de 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população da cidade de Curitiba (PR) chegou a 1.773.733 pessoas, o que representa um aumento de 1,25% em comparação com o Censo de 2010. A capital paranaense é a quarta cidade mais rica do Brasil e a oitava em população do país. Curitiba ocupa a décima posição no país em qualidade de vida. 

O presidente da sessão solene, deputado Ney Leprevost (União Brasil) destacou a relevância da homenagem a sua cidade natal. “Curitiba chega aos seus 331 anos com uma missão, que é de garantir uma vida melhor para as pessoas. Nós temos que ser gratos às gerações que construíram esta cidade, mas temos também que, mantendo aquilo que já está bom, inovar, fazer mais, ousar para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Eu acho que o grande desafio que cada curitibano precisa incorporar nesses 331 anos da cidade é de tornar Curitiba a capital mais sustentável, mais humana e mais inovadora do Brasil. E isso pode ser feito, é possível fazer, basta ter vontade, dedicação e acreditar”. 

“Hoje estamos homenageando curitibanos de nascença ou de coração de todos os segmentos. Temos aqui pessoas que são da coleta de lixo, temos pessoas que são varredores da limpeza pública, enfermeiras, médicos, advogados, desembargadores, guardas municipais, socorristas do Siate, bombeiros, policiais, militares. Aqui não há nenhum tipo de discriminação, pelo contrário, há um ecumenismo. Nós trouxemos pessoas aqui de todas as camadas sociais que contribuem ao seu modo, da maneira que conseguem na sua profissão ou na sua área de atuação com o desenvolvimento da cidade de Curitiba”, sentenciou o deputado Leprevost.

Já a deputada Flávia Francischini (União Brasil) que é brasiliense, disse se sentir curitibana na cidade onde já foi vereadora, antes de atuar como parlamentar estadual. “É uma delícia podermos hoje homenagear as pessoas que fazem a nossa Curitiba. Eu estou aqui há 24 anos e tenho Curitiba como a minha terra mesmo. E essas pessoas que estão sendo homenageadas são importantes e foram importantes em algum momento para a cidade. São pessoas que fazem com que ela seja essa referência que ela é hoje. E é muito relevante mostrarmos o quanto essas pessoas fazem a diferença e o quanto eles contribuíram para Curitiba”. 

Para o deputado Fábio Oliveira (Podemos) “homenagear Curitiba é muito fácil e por vários aspectos. Eu tive a oportunidade de trabalhar em outros estados aqui no Brasil. Também trabalhei fora do Brasil e Curitiba realmente é uma referência. É uma referência para os brasileiros, é uma referência para todos os paranaenses e é um orgulho poder estar morando em Curitiba, poder ter casado com uma curitibana, poder ter meus dois filhos nascidos aqui em Curitiba. E o que eu ouço em outros estados, quando eu falo eu moro em Curitiba, o pessoal fala não, você não mora no Brasil, você mora na Europa. Então homenagear Curitiba nesses 331 anos é muito fácil, muito fácil falar de Curitiba, muito fácil falar de todas as coisas que Curitiba tem feito, não só pelo Paraná, mas também pelo Brasil e pelo mundo”.

O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Hudson Teixeira, ressaltou a importância da sessão solene para todas as forças de segurança que atuam em Curitiba. “Estar aqui neste evento, para mim é um motivo de satisfação, é uma honra poder participar desses 331 anos de Curitiba. Eu venho representando a segurança pública, representando todos os homens e mulheres das polícias militares, das polícias civis, dos bombeiros militares que fazem a diferença no estado do Paraná e em Curitiba. Fico muito feliz por poder participar com todas as pessoas que estão aqui da sociedade civil organizada e também do estado que estão sendo homenageadas”.

Participaram do evento, o proponente, e presidente da sessão solene, deputado Ney Leprevost (União Brasil), deputada Flavia Francischini (União Brasil), deputado Fabio Oliveira (Podemos); o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Hudson Teixeira; desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, doutor José Augusto Gomes Aniceto; desembargador do Tribunal Regional Eleitoral, doutor Anderson Fogaça; ex-presidente da Associação Médica do Paraná, doutor Jurandir Marcondes Ribas Filho e integrante da Igreja Relevans de Curitiba e diretor administrativo das Creches Ágape e projetos sociais de Apoio a Reintegração de ex-Moradores de Rua dos Hotéis Sociais de Curitiba, pastor Alexandre José Monteiro.

 





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência