Palotina - Cidade no Oeste do Paraná vira modelo em segurança pública


Conhecida em todo o território brasileiro como Capital Nacional da Soja, Palotina, cidade do Oeste do Paraná com pouco menos de 33 mil habitantes, virou modelo para o País também na área da segurança pública. Isso, graças a uma parceria entre poder público e sociedade civil que tem se mostrado muito eficiente.

O projeto Cidade Segura, desenvolvido por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) envolvendo Prefeitura, Conselho Comunitário de Segurança e iniciativa privada, já instalou 565 câmeras de monitoramento não só no perímetro urbano, mas também em pontos estratégicos da área rural.

A iniciativa tem apresentado resultados surpreendentes quanto á redução dos índices de criminalidade no município, especialmente roubos (queda de 81%) e apreensão de drogas (aumento de 100%).

Outra vantagem importante é a identificação das placas dos veículos. As câmeras capturam as imagens, o programa faz a leitura e verifica se o número possui queixa de roubo ou furto. Em um estágio mais avançado, será possível identificar até mesmo o veículo tem débitos ou bloqueio judicial. Também será possível fazer o reconhecimento facial das pessoas e monitoramento dos locais onde elas passam, facilitando ainda mais o trabalho dos órgãos de segurança na hora identificar suspeitos de crimes.

A tecnologia usada no projeto Cidade Segura tem sido uma ferramenta indispensável no êxito do trabalho das forças policiais, segundo informa o tenente Franco, da Polícia Militar. Segundo ele, o uso dessa ferramenta tem sido fundamental no atendimento das ocorrências.

Proporcionalmente, Palotina é hoje a primeira cidade do País em número de câmeras, com um equipamento para cada 59 habitantes. O número é bem superior ao da segunda cidade no ranking, Capivari do Sul (RS), que tem uma câmera para cada 113 habitantes - a terceira é Butiá (RS), com uma câmera para cada 159 habitantes.

Qualquer pessoa ou empresa pode disponibilizar as imagens de suas câmeras de segurança para o projeto Cidade Segura de forma totalmente gratuita. Para saber mais sobre o projeto e como aderir a ele, é só acessar http://palotina.cidadesegura.com.br.





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência