Palotina promoveu 1º Circuito Ecológico alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente


Alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na próxima quarta-feira, dia 5 de junho, a Prefeitura de Palotina promoveu o 1° Circuito Ecológico, no domingo (2). O evento teve a finalidade de mobilizar e conscientizar a comunidade da importância de cuidarmos do nosso planeta, fazendo parte do projeto “Encontros e Caminhos” da Itaipu Binacional que consiste em uma jornada de atividades de resgate, reconhecimento e construção da identidade territorial do Oeste do Paraná, e Mundo Novo (MS). O intuito é gerar o desenvolvimento sustentável, com base no eixo ‘cultura da sustentabilidade’, alinhado às boas práticas da plataforma do Programa “Cidades Sustentáveis”.

 

O circuito contou com centenas de pessoas, as quais realizaram o trajeto a pé, de bicicleta ou de ônibus, saindo do Teatro Municipal Ludovico Riedi até o Parque Estadual São Camilo. Os primeiros 100 inscritos ganharam camisetas e todos os participantes receberam luvas e sacos plásticos para recolhimento do lixo encontrado durante o percurso, sendo estes materiais posteriormente coletados pelos agentes ambientais da Apava (Associação de Agentes Ambientais Palotina Preserva).

 

Após a conclusão do circuito, a Secretaria de Educação e Cultura organizou diversas palestras que visaram expor sobre as ações desenvolvidas no município como o projeto “Palotina Recicla o Orgânico”, propriedades dos chás medicinais, ações de controle e combate contra a dengue, recuperação de nascentes, conservação de solos, aquarismo e trilhas. Também houve a premiação do concurso de desenho e slogan “Como eu e minha família podemos colaborar com a preservação do meio ambiente do meu município", no qual a ganhadora do desenho foi Jenyfer Gabrielle Farias Hosbach do 1° ano e o ganhador do slogan foi o Pedro Henrique Antônio do Nascimento do 4° ano, ambos são estudantes da Escola Terezinha Giron Agustini.  

 

O evento é uma parceria entre a Prefeitura por meio da Secretaria de Educação e Cultura, Saúde, Agricultura e Gestão Ambiental, UFPR, Colégio Agrícola, APAVA, escolas municipais, estaduais e particulares e a Itaipu Binacional.

 

Várias empresas da cidade realizaram a doação de brindes e prêmios para serem sorteados, entre elas, Alpha bikes, Farmácia Santo Antonio, Distribuidora de Frutas Mocci, Loja Catarinense, Carlize Esportes e Arena Esportes.

 

“Agradecemos a todos os participantes que mesmo com um clima chuvoso se fizeram presentes. Ações como essa visam à conscientização da população em preservar o meio ambiente e da responsabilidade de cada um, pois o dever de cuidar da natureza é de todos”, enfatiza a secretária de Educação e Cultura, Judith Sendtko.

 

Na ocasião estiveram presentes, o vice-prefeito, Idenir Pedrinho Brum, o secretário de Agricultura e Gestão Ambiental, Antoninho Chechi, o gerente das unidades de conservação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Norci Nodari e demais colaboradores. 





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência