Palotina recolhe 63.285 materiais recicláveis com a campanha “Volta às aulas sem Dengue”


A campanha “Volta às aulas sem Dengue” desenvolvida pela Secretaria de Saúde de Palotina foi um sucesso. Milhares de materiais reciclados foram retirados das ruas, praças, quintais e terrenos baldios, sendo trocados por vale pontos que puderam ser substituídos por materiais escolares. Organizada pelo setor de Endemias, a campanha teve início no dia 22 de janeiro. Os reciclados coletados foram levados até a sede, onde foram contabilizados pelos agentes que distribuíram os pontos aos munícipes. 

Posteriormente, o material arrecadado foi recolhido pela Associação de Agentes Ambientais Palotina Preserva (Apava) e levado até a Central de Triagem. Na quarta-feira, dia 7, na Praça Amadeo Piovesan, durante a Feira do Produtor, os pontos puderam ser trocados por diversos produtos escolares, entre eles: cadernos, lápis de cor, caneta, cola, giz de cera, tinta guache e massa de modelar. 

Segundo a coordenadora de Endemias, Terezinha Duarte, o volume arrecadado em 2018 foi superior ao do ano passado. “Essa é uma ação que deve ser realizada constantemente para evitar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti”, destaca. 

Cada item recolhido e entregue na Sala da Dengue teve o valor de um ponto. No total foram retirados das ruas do Município 63.285 materiais que poderão ser reutilizados. Os agentes de endemias destacaram que o material que teve maior volume foram às garrafas long neck, seguindo por embalagens de produtos de limpeza. 

A iniciativa contribui para evitar uma nova epidemia de Dengue em Palotina. Dessa forma, é possível eliminar recipientes que possam acumular água parada e que sirva de criadouro do mosquito, transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

 

 





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência