Palotina - Secretaria Municipal de Saúde emite Nota de esclarecimento. Confira.


A Secretaria Municipal de Saúde de Palotina vem a público esclarecer os fatos veiculados na matéria publicada no site do Correio do Ar no dia 03/06/2019 intitulada “Palotina: Médico falta na consulta e população fica esperando desde a madrugada.”

Referida matéria informa que o médico responsável pela Unidade Básica de Saúde do bairro Bela Vista não teria ido trabalhar, ocasionando assim atraso no atendimento aos pacientes, que também segundo a matéria, estariam aguardando desde a madrugada.

Porém, os fatos não ocorrerem da forma como foram veiculados na matéria. A ausência do profissional médico deu-se em razão do mesmo estar em férias, direito este constitucionalmente garantido a todos os trabalhadores. Porém, mesmo diante do reduzido quadro de profissionais, a Secretaria Municipal de Saúde providenciou o remanejamento de outro profissional médico para atendimento à população.

Quanto a rotina de atendimento a população, convêm esclarecer que a Unidade Básica de Saúde do bairro Bela Vista inicia o atendimento às 07:00hrs, ocorrendo primeiramente a triagem dos pacientes pela enfermagem, que realiza a pré consulta, para após o paciente ser atendido pelo médico. Ocorrendo alguma necessidade de atendimento urgente, o paciente é imediatamente encaminhado para o Hospital Municipal.

Portanto, todos os pacientes que procuraram a Unidade Básica de Saúde do bairro Bela Vista no dia 03/06/2019 foram atendidos por profissional médico, mesmo tendo seu quadro reduzido. Deve-se ressaltar ainda que não foram registradas junto a Ouvidoria do Município quaisquer queixas acerca do atendimento.

Muito embora a Administração Municipal não tenha medido esforços no intuito de proporcionar a população de Palotina um número maior de profissionais médicos, no último concurso realizado (edital 02/2018) apesar de 26 médicos terem sido aprovados, somente 05 assumiram o cargo.

Assim, o Município providenciou a abertura de um novo concurso, além de já estar agendado para 05/06/2019 a abertura de processo licitatório (Pregão 74/2019)para contratação de pessoas jurídicas para prestação de serviços médicos.

Quando a remuneração supostamente percebida por profissional médico e narrada na reportagem (R$ 70.000,00), tal informação não possui o mínimo de veracidade ou fundamentação.

Já em relação ao projeto enviado à Câmara de Vereadores para construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde, sendo uma no bairro Cohapar e outro no bairro Jardim Universitário, faz-se necessária a construção das novas estruturas para melhoria do atendimento a população, eis que a unidade de saúde já existente do bairro Cohapar encontra-se com problemas no telhado, dificultando o atendimento da população em dias chuvosos; quanto ao Bairro Jardim Universitário, este não possui estrutura, obrigando a população a deslocar-se até o Posto de Saúde Central para atendimento. Assim, a construção da nova unidade do bairro Jardim Universitário, além de desafogar o Posto de Saúde Central, também proporcionará maior conforto aos moradores daquele bairro.

A Administração Pública tem ciência de que problemas existem. Porém, deve-se esclarecer à população que esforços não são medidos no intuito de melhorar cada vez mais a saúde pública do Município, seja contratando médicos ou construindo novas estruturas de atendimento, tudo com o único objetivo de proporcionar, cada vez mais, um melhor atendimento aos palotinenses.





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência