Palotina vai realizar vacinação contra a febre amarela nas comunidades do interior


Com base em um estudo elaborado pela Superintendência de Controle de Endemias, foi possível mapear as áreas de propagação do vírus com base na identificação de macacos infectados. De acordo com o mesmo, a perspectiva é que o vírus da Febre Amarela passe a circular na região oeste do Paraná nos próximos meses, podendo acometer a população residente na região rural de Palotina.  

Nesse sentido, com o objetivo de garantir que os municípios não venham a apresentar novos casos ou óbitos por febre amarela é que a Secretaria Estadual de Saúde vem solicitando que cada município elabore um Plano de Ação para Vacinação contra Febre Amarela com prioridade às populações de maior risco que são os residentes e ou trabalhadores da área rural. 

A Secretaria Municipal de Saúde estará realizando durante os dias 24 a 30 deste mês a vacinação contra febre amarela em alguns pontos da área rural e unidades básicas de saúde, conforme calendário pré-definido, sendo de extrema importância a apresentação do documento de identificação  e cartão de vacinação.  

A enfermeira do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristela Barbieri informa que é um momento de atualização do cartão de vacinação para que a população possa estar protegida contra a doença que pode levar a pessoa a óbito. “Conforme orientações da Organização Mundial da Saúde, desde 2017, o Brasil adotou esquema de dose única já que a mesma é suficiente para manter a imunização permanente contra febre amarela”, esclarece. “Embora a febre amarela seja uma doença de circulação em regiões próximas as matas são de extrema importância que todos os munícipes mantenham o esquema vacinal em dia”, reforça Maristela. 

O Estado do Paraná vivencia um cenário de risco para Febre Amarela após a confirmação do primeiro caso da doença em humano na cidade de Antonina em 29 de janeiro.  Até o presente momento já se somam 16 casos confirmados e um óbito por febre amarela ocorrido na cidade de Morretes, no dia 06 de março.

 

 

 

 





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência