Produtores de Palotina participam de Seminário sobre resultados do Manejo Integrado de Pragas


Um grupo de produtores de Palotina, por meio do Sindicato Rural Patronal, participou do Seminário sobre os resultados do Manejo Integrado de Pragas (MIP) na soja da região. O evento foi realizado no dia 23, em Toledo. O objetivo foi a troca de informações sobre os resultados do programa nas propriedades envolvidas com o MIP que está sendo desenvolvido também em Palotina.

O MIP soja é um curso, promovido pelo SENAR-PR, em parceria com a Emater e Embrapa Soja. A inciativa tem reduzido os custos de produção com o monitoramento de lavouras e uso racional de agroquímicos para o controle de pragas.

Durante o seminário o gerente regional do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Ivan Decker Raupp, exemplificou a grande diferença que a redução média de aplicações de inseticidas pode fazer em termos de custo de produção ao agronegócio paranaense. “O Paraná tem cerca de 5,2 milhões de hectares de soja. Se você reduzir uma aplicação na safra do Paraná, são R$ 350 milhões que ficam no bolso do produtor, girando a economia, gerando renda e emprego nas cidades por todo o Estado. Se forem duas a menos, multiplica por dois são R$ 700 milhões. Esse é o tamanho da importância dessa parceria. Isso sem contar ainda os ganhos ambientais proporcionados a toda a sociedade”, avalia.

O seminário foi marcado por palestras do engenheiro agrônomo Rafael Soares, da Embrapa Soja, que trata sobre o controle da ferrugem asiática; Eduardo Wammes, técnico do Instituto Emater, em Palotina, sobre os resultados do MIP; do instrutor do SENAR-PR em MIP soja Solivan Rosanelli; e falas dos produtores rurais Diego Daronch, de Serranópolis do Iguaçu, Vilmar Suzin, de Medianeira, Santo Pires Brito, de Iracema do Oeste e Dilso José Colpo, de Toledo.

 





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência