PROERD forma 426 estudantes em Palotina


O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD formou 426 estudantes dos 5º anos das escolas públicas e particulares de Palotina. Cerca de mil pessoas entre pais, professores e alunos prestigiaram a solenidade aconteceu na terça-feira, dia 13, na Asfuca. Este ano, o programa foi trabalhado em 14 escolas e 22 turmas. As policiais Érica e Lariza, de Marechal Cândido Rondon, foram as responsáveis pela aplicação do PROERD no município. 

No decorrer do ano letivo, como parte das atividades em sala de aula, os proerdianos elaboraram uma redação, tendo como tema o PROERD. Foram selecionadas pelas instrutoras e professoras participantes do programa, as redações que mais se destacaram em cada turma. Os alunos foram premiados com o leão Daren de pelúcia, mascote do PROERD. Na ocasião, também foram selecionados duas redações em destaque dos alunos da Escola CAIC – Terezinha Giron Agustini, Inaê Camille de Novais Teixeira e da Escola Luiz Moacir Percicoti, Igor Felipe Perboni que tiveram a oportunidade de efetuar a leitura de seus textos durante a formatura. 

Além disso, a aluna da Escola Joaquim Monteiro Martins Franco, Isabela Natalia Guilherme elaborou uma parodia que foi apresentada para toda a plateia na companhia da professora Vera Lúcia Dotto. Ao término foi realizada a entrega simbólica dos certificados. 

A cerimônia teve a participação do prefeito Jucenir Stentzler, subtenente do 3º Pelotão da 2ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária BPEC, João Maria dos Santos; comandante do 3º Pelotão da 3ª Cia do 19º Batalhão da Policia Militar, Leonardo Franco de Oliveira; soldado do Corpo de Bombeiros de Palotina, Felipe Schumaher; secretária de Educação e Cultura, Judith Sendtko; presidente da Câmara de Vereadores, Elias Naor; representando o Conselho Tutelar, Ivo de Andrade; secretário de Mobilidade Urbana de Marechal Cândido Rondon – representando do prefeito Márcio Hauber, Wellington Alves da Rosa; vereador de Marechal Rondon, Policial Sauer e representante da Sicredi, Márcio Roks.

 

“A organização desta formatura só foi possível pelo empenho da Prefeitura de Palotina, Policia Militar e da comunidade escolar, com o apoio e cooperação da Sicredi Vale do Piquiri e Cooperativa C-Vale”, destacou o policial Nelson Bresolin.

 

O PROERD

 

O PROERD é um programa preventivo e estratégico, tendo com objetivo principal ensinar as crianças a dizerem não às drogas e a violência. Os instrutores do PROERD são policiais militares capacitados que contam com a ativa participação dos professores e da família. 

As lições foram projetadas com base na teoria da aprendizagem socioemocional, que identifica as habilidades básicas e fundamentais para o processo de desenvolvimento do indivíduo. Essas habilidades vão além da questão das drogas, pois ensinam nossas crianças a fazer escolhas saudáveis em todos os aspectos da vida, promovendo a prevenção primária e a orientação para tomar decisões seguras e responsáveis. 

O PROERD ensina a criança a controlar seus impulsos, e a pensar nos riscos e nas consequências, elevando sua autoestima, solidificando noções de cidadania e de convivência harmoniosa, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos colegas. 

O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre a família, escola e polícia.  No Estado do Paraná o PROERD já formou até o momento mais de 1,5 milhão de estudantes.

 





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência