Projeto “Palotina Recicla o Orgânico” irá distribuir mais de 500 composteiras


O Município de Palotina avança mais uma etapa do projeto “Palotina Recicla o Orgânico”, que visa contribuir com o meio ambiente e sensibilizar a população sobre a correta destinação dos resíduos orgânicos. Cerca de 500 famílias serão contempladas com caixas de compostagem e receberão orientações sobre a reutilização dos resíduos orgânicos. 

Segundo a Secretaria de Agricultura e Gestão Ambiental, o projeto foi iniciado em 2018, sendo realizados todos os trâmites legais até a aquisição das composteiras. A próxima etapa consiste na assessoria técnica para repassar as orientações sobre o funcionamento das caixas, quais os cuidados, além de explicar quais alimentos podem ser depositados nas composteiras. 

As caixas de compostagem têm a função de reciclar o lixo orgânico podendo ser depositados cascas de frutas, verduras, legumes, borra de café, cascas de ovos, erva de tereré e chimarrão, para que com o tempo estes resíduos virem adubo e produzam o líquido fertilizante que possa ser utilizado na agricultura, plantas e jardins. 

“Este projeto vem de encontro ao plano de gestão integrada de resíduos sólidos que visa à diminuição dos resíduos que vão para o aterro sanitário, encaminhado somente os rejeitos contaminados e assim, aumentando a vida útil do aterro”, explica o secretário de Planejamento, Douglas Galvão. 

Palotina é o único município do estado contemplado com recursos no valor de R$ 698.028,90, do Fundo Socioambiental Caixa, para execução do projeto que é desenvolvido por meio de parceria entre a Administração Municipal, Universidade Federal do Paraná, Uespar e Rotary Club.

 

 





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência