Reunião discute campanha de teste rápido para Hepatite B e C em agosto


Com alto poder infectante e acometendo diretamente o fígado, as hepatites virais são consideradas um grave problema de saúde pública em todo o mundo. Existem vários tipos de hepatites virais (A, B, C, D, E). 

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maristela Barbieri ressalta que a região oeste do Paraná, em especial Palotina, possui uma alta incidência de casos de Hepatite B e C, sendo necessário informar a população sobre este agravo e aumentar a oferta de exames para diagnóstico precoce da doença evitando complicações para o paciente. 

Em geral, as hepatites virais agudas são assintomáticas, por isso são caracterizadas como uma doença silenciosa. Quando os sintomas aparecem, pode-se observar febre baixa, fadiga, mal estar, náuseas, dor abdominal, falta de apetite e icterícia (coloração amarelada), urina escura, fezes esbranquiçadas. 

A transmissão da Hepatite C ocorre por meio do compartilhamento de objetos de uso pessoal como laminas de barbear ou depilar, escova de dente, alicate de unha, através da confecção de tatuagens, colocação de piercing, entre outros. O vírus da Hepatite B além das formas de contágio já mencionados ainda pode ser transmitido pela relação sexual desprotegida (sem uso do preservativo), da mãe portadora para o feto durante a gravidez, parto ou amamentação.        

O diagnóstico da doença se dá somente por meio da realização de exames laboratoriais. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde estará realizando uma campanha de testes rápidos para Hepatite B e C em parceria com Rotary Club Palotina Pioneiro no dia 03 de agosto, das 07h30 às 17h no Posto de Saúde Central. Para garantir a vaga é necessário fazer o agendamento no Posto de Saúde mais próximo de sua residência. No dia do exame não se esquecer de levar um documento com foto, Cartão SUS e a Carteira de Vacinação.

 

 





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência