Saúde lança campanha “Palotina contra o Aedes aegypti”


Entre as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, a Prefeitura de Palotina, por meio da Secretaria de Saúde lançou nesta segunda-feira, dia 27, a campanha para rede social “Palotina contra o Aedes Aegypti – Eu fiz minha parte”. O tema serve para modificar a foto de perfil no facebook e tem a finalidade de chamar a atenção da população para a limpeza constante dos quintais, e principalmente, dos cuidados para evitar o acúmulo de água em diversos tipos de reservatório como sacolas plásticas, lonas, potes sem tampas e mal descartados, pratos de plantas, entre outros. 

No último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti ficou constatado pelos agentes de endemias que os bebedouros de animais são os locais onde são encontrados mais foco do mosquito. “Combater o mosquito da dengue é um trabalho conjunto de todos nós”, destaca a secretária de Saúde, Jaqueline Delai. 

Para alterar o perfil, basta clicar em “atualizar” na foto, na sequência “adicionar tema”, na aba de pesquisa “Palotina contra o Aedes Aegypti”. Há quatro modelos de tema diferentes, sendo possível colocar por um determinado período de tempo ou permanentemente. 

No dia 5 de junho, está previsto uma mobilização para que toda comunidade possa realizar a limpeza em sua residência evitando a proliferação do mosquito. 

Abaixo você confere o check-list desenvolvido pelo Departamento de Vigilância em Saúde para inspeção domiciliar e controle do mosquito Aedes Aegypti. 

LOCAL

AÇÃO

SITUAÇÃO

PROX. VISTORIA

Lages

Não deixe acumular água, mantenha sempre seca

 

 

Calhas

Limpe e nivele. Mantenha limpa sem acúmulo de folhas.

 

 

Bebedores de animais

Os potes com água para animais devem ser esfregados internamente para remoção dos ovos do mosquito.

 

 

Ralos

Tampe todos os ralos com telas ou mantenha vedados, principalmente os com pouco uso.

 

 

Vasos sanitários

Manter vedado com um plástico os que estiverem fora de uso ou com pouco uso (ex: banheiros externos, edículas, etc...).

 

 

Piscinas

Mantenha sempre limpa e clorada, e faça troca ou limpeza de filtros periodicamente.

 

 

Coletor de água de geladeira

Atrás das geladeiras existe um coletor de água, lave-o uma vez por semana. Obs: Verificar ar portáteis e climatizadores.

 

 

Baldes e vasos

Guarde-os em locais secos que não possam acumular água. Certifique-se que os que não possam ser cobertos estejam furados

 

 

Garrafas

Tanto de vidro como as plásticas (pet) devem ser encaminhadas para reciclagem conforme calendário ou colocadas em lugar seco de boca para baixo.

 

 

Plantas e ambiente

Existem plantas que acumulam água (bromélia, bananeira,..) verifique e seque as folhas. Caso tenha árvores com ocos que acumulem água tampe-os.

 

 

Pratinhos de plantas

Os vasos de plantas com pratinhos devem ser cobertos de areia até a borda e sempre que possível eliminar os pratinhos.

 

 

Caixa de água

Manter vedada, com uso de telas. Verificar recipientes de acumulo de água da chuva, mantê-los tampados ou vedados.

 

 

Lixo

Verificar acondicionamento e entregar á coleta pública conforme calendário. Não guarde material sem o acondicionamento em locais secos e cobertos.

 

 

Caixas de gordura

As caixas de gordura e de passagem de água fluviais devem ser vedadas com borracha, silicone, espuma expansiva, etc.

 

 

Quintal

Não deixar materiais jogados para recolher depois, faça logo, (brinquedos, recipientes, ferramentas), se fizer uso de lonas para conservar algum material mantenha-a esticada sem dobras para evitar acúmulo de água.

 

 

 

 

 

Algumas ações são de exercício diário, mas recomendamos a realização do roteiro, com verificação da situação (aprovada ou reprovada) semanalmente, com o agendamento da data da nova inspeção.

O controle ambiental de insetos passa pelo uso da ferramenta 4 As: Acesso; Abrigo;

 

Água; Alimento. O controle dessas variáveis interfere na sobrevivência de qualquer ser vivo.

 

 

 

 





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência