Sebrae/PR auxilia na ativação do ecossistema de inovação em Palotina


O grupo é formado por 30 pessoas. “Atores” que representam diversas instituições públicas e privadas que ajudam a compor o chamado ‘ecossistema de empreendedorismo e inovação’ de Palotina. O objetivo de estarem reunidos durante seis encontros, em formato de workshops, é mapear o ecossistema na cidade, identificando gargalos, indicando possíveis caminhos para superar desafios e, inclusive, auxiliando na criação de legislação específica de fomento à inovação no município.

O primeiro encontro ocorreu em junho. “O objetivo foi de sensibilizar o grupo sobre o tema para que dessem início ao diagnóstico do ecossistema de inovação em Palotina, mapeando e avaliando o cenário. Além disso, tivemos uma preparação para o segundo workshop, realizado no dia 17 de julho, que abordou sobre ‘Planos’, identificando gargalos para a elaboração de projeto do ecossistema de empreendedorismo e inovação”, explica o consultor do Sebrae/PR e gestor da linha Inovação no Oeste do Paraná, Alan Alex Debus.

De acordo com Lara Beatrice Biezus, integrante do grupo em Palotina e, também representante da Prefeitura Municipal como secretária de Indústria, Comércio e Turismo, a metodologia aplicada nos workshops permite identificar potenciais parceiros e o que cada um deles pode contribuir para o ecossistema de empreendedorismo e inovação na cidade. “O grande desafio é sempre esse, identificar, conciliar, agregar e sensibilizar os agentes capazes de mobilizar o ecossistema e fazer com que estes se conectem para diálogos e parcerias sólidas e permanentes”, conceitua.

Até agora, ressalta Lara, já foi possível identificar os protagonistas para a promoção da cultura da inovação e empreendedorismo inovador em Palotina, neste específico momento. “Com certeza é um starte outros virão alimentar esse ecossistema num futuro breve. O começo é sempre mais desafiador”, aponta. A próxima etapa do ciclo de workshops de inovação em Palotina está prevista para setembro e será de preparação dos “atores” para realizar eventos e criar planos de ação. É a etapa chamada de “Soluções”.

“Depois dessa etapa, o ciclo prevê mais três meses de encontros: um para identificação de parcerias e articulação; outro a fim de conectar ações com SRI (Sistema Regional de Inovação), para que o ecossistema se utilize da plataforma SRI, definir modelo sustentável e captar parceiros externos. A última etapa terá como objetivo identificar oportunidades, atualizar planejamento e planos de ação. Paralelo a isso, o grupo elabora uma lei municipal de inovação”, detalha Alan Debus.

Desta maneira, os workshops seguintes devem auxiliar, também, no direcionamento da Lei de Inovação. “Ainda realizaremos uma revisão e um novo olhar para o que se pretende através de plano de ação do ecossistema local que está sendo construído a cada encontro”, acrescenta a secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Palotina.

Grupo

Fazem parte do ecossistema de inovação: empresas, entidades de classe, parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras, coworkings, empreendedores, inventores, pesquisadores, centros de pesquisa, escolas técnicas, universidades, governo, investidores, mentores e sistema financeiro.

Grupo que, unido, gera uma expertise única ao desenvolvimento do empreendedorismo e inovação no município. “A reunião de diversos agentes, entidade empresarial, academia, poder público, empresários do setor interessados em desenvolver inovação propiciando que todos se conectar-se e pensem em ações conjuntas com um mesmo propósito e visando um futuro melhor para todos”, observa Lara Biezus.

Palotina foi o primeiro município a receber a proposta dos workshops, que deve acontecer em outras cidades. “É um projeto-piloto que têm obtido reflexos muito positivos entre os participantes, mesmo que ainda no início. A mesma proposta foi lançada em Foz do Iguaçu, no último dia 9, e estamos em fase de negociação com instituições interessadas em levar o projeto para Marechal Cândido Rondon”, informa o consultor do Sebrae/PR.

Os workshops de empreendedorismo e inovação são iniciativa do Sebrae/PR junto ao SRI, um dos eixos do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).

 

 





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência