Secretaria de Saúde alerta para o alto risco de Dengue


A Prefeitura de Palotina, por meio da Secretaria de Saúde faz um alerta à população para que verifique constantemente em suas residências, locais que possam acumular água, evitando assim o surgimento de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. O Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) realizou nesta semana o segundo Levantamento Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (LIRA) e constatou um alto índice de risco que chega a 5,10%. 

De acordo com o levantamento, atualmente os Bairros Santa Terezinha e Pioneiro são as localidades que mais concentram focos do mosquito. “Pedimos a colaboração da população para que verifique seus quintais, não deixando água parada. A responsabilidade é de todos”,             ressalta a coordenadora de Endemias, Terezinha Duarte. “Os agentes de Endemias estão trabalhando, levando orientação e informação, mas cada morador é responsável por manter seu quintal ou imóvel limpo e livre do mosquito aedes aegypti”, acrescenta. 

A maior parte dos focos encontrados foram em lonas, baldes, bebedouros de animais e pneus. Somente nos três primeiros meses de 2018, já foram confirmados no Município dois casos de Dengue e dois de Chikungunya. Além disso, há diversos casos suspeitos que estão sendo encaminhados para o Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEM), em Foz do Iguaçu e Curitiba.





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Desenvolvido por Azz Agência