Secretaria de Saúde realiza campanha de vacinação para adolescentes


A Secretaria de Saúde de Palotina realiza no período de 24 a 28 de setembro, a campanha de vacinação para adolescentes. Diversas mudanças têm ocorrido no calendário de vacinação dos jovens nos últimos dois anos, portanto, é importantíssimo que os pais busquem as unidades de saúde para imunização dos filhos. Lembrando que, a partir da Lei Estadual nº 19.534 de 04 de Junho de 2018 será obrigatório a apresentação de Declaração de Regularidade Vacinal no ato da matrícula escolar para o próximo ano letivo. 

Uma das principais mudanças no calendário foi em relação à vacina da meningocócica C, a qual protege contra umas das formas de meningite. Com o novo calendário esta vacina deixa de ser aplicada somente para crianças até dois anos de idade e passa a ser disponibilizada para adolescentes com idade entre 12 e 13 anos. A ampliação da faixa etária se deve a estudos recentes os quais demonstraram uma importante queda dos títulos de anticorpos protetores após a vacinação contra meningite na infância, motivo este que se fez necessário à utilização de novas estratégias de imunização, incorporando os adolescentes no programa de vacinação para a meningite C. 

Outra mudança foi à incorporação da vacina HPV quadrivalente para a população masculina com idade entre 11 a 14 anos. Esta vacina é ofertada desde 2014 pelo SUS para meninas, onde atualmente é disponibilizada para este público na faixa etária entre 9 a 14 anos.  

“Considerando que a principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, o objetivo da vacinação é proteger crianças e adolescentes antes da iniciação sexual, ou seja, antes de um possível contato com o vírus, principal causador do câncer de pênis e de colo uterino, lesões anogenitais pré-cancerosas e as verrugas genitais”, esclarece a enfermeira da Vigilância em Saúde, Maristela Roratto. “Também é válido ressaltar que a vacina contra HPV está indicada na adolescência tendo em vista que nessa fase a resposta imunológica (proteção) é maior do que quando administrada na idade adulta”, complementa. 

Para a proteção, os adolescentes necessitam receber duas doses com seis meses de intervalo entre elas, sendo que para vacinação, os pais ou responsáveis devem encaminhar ou acompanhar os filhos munidos do cartão de vacinação e documentos de identificação pessoal. 

 





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência