Secretaria de Saúde realiza conscientização sobre a Hanseníase


Janeiro é o mês de conscientização sobre a Hanseníase, doença que coloca o Brasil em segundo lugar em número de casos. O município de Palotina possui uma série histórica média de seis casos novos diagnosticados por ano. Índice este considerado muito alto conforme indicadores do Ministério da Saúde. 

 A hanseníase, ou lepra como era conhecida antigamente, é uma doença infectocontagiosa, de evolução lenta cuja principal característica é o aparecimento de manchas avermelhadas ou esbranquiçadas que são amortecidas (a pessoa pode se queimar ou cortar sem sentir dor), não coçam e que em alguns casos provocam a queda dos pelos.  Se não diagnosticada e tratada precocemente à hanseníase pode provocar incapacidades físicas permanentes através da perda da força muscular e do comprometimento de nervos periféricos. 

Já erradicada em muitos países do mundo, a hanseníase é de fácil tratamento e cura, sendo transmitida de pessoa para pessoa através de gotículas de saliva da pessoa contaminada e que ainda não tenha iniciado o tratamento. 

“Várias ações são desenvolvidas no município de Palotina no decorrer do ano e em especial no mês de janeiro busca-se intensificar as ações de divulgação e orientação da população através das equipes estratégia saúde da família e vigilância em saúde”, destaca a enfermeira da Vigilância em Saúde, Maristela Barbieri. 

Caso você apresente qualquer tipo de mancha na pele procure posto de saúde mais próximo da sua residência ou converse com seu médico sobre esse assunto.  O diagnóstico precoce da doença é muito importante e visa impedir a evolução da mesma para formas incapacitantes e deformantes e contribui para a erradicação da hanseníase no Brasil.

 

 





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência