TÍTULO VULTO EMÉRITO- Nissandra Karsten será homenageada por elevantes serviços à comunidade


Durante a sessão ordinária da última segunda-feira, dia 15, a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, o Projeto de Decreto Legislativo 004, de autoria do Vereador Edivaldo Bertho (PL), que concede o Título Vulto Emérito à farmacêutica Nissandra Karsten, pelos relevantes serviços prestados à sociedade palotinense. Esta modalidade de título está prevista no Regimento Interno e destina-se a pessoas nascidas no município, como é o caso de Nissandra. A homenagem a pessoas que não são palotinenses é feita por meio do Título de Cidadão Honorário. O projeto propondo a homenagem foi aprovado por unanimidade. O autor justificou que Nissandra Karsten é uma profissional conhecida e respeitada na região, que destaca-se pelo comprometimento e dedicação à saúde pública. “Pessoa simples, que preserva os valores ensinados pelos seus pais. Valorizou muito a oportunidade dada por eles para estudar, e sempre se doa de forma integral a tudo que se propõe a fazer”, disse Edivaldo.

O título será entregue em sessão solene que será realizada em data a ser definida pela Mesa Diretora da Câmara.

 

Histórico - Nissandra Karsten em 1978, em Palotina, filha de Arnaldo e Vanilda Karsten que são agricultores em Maripá. Cursou o Ensino Fundamental no Colégio Estadual Pio XII em Maripá e o Ensino Médio no Colégio Estadual Santo Agostinho, em Palotina. Em 1996, aos 17 anos, iniciou o curso de Farmácia na Universidade Paranaense (UNIPAR), Campus Umuarama, onde formou-se em 1998, recebendo a láurea acadêmica de melhor aluna do curso. Após formada trabalhou um ano na iniciativa privada e em março de 2000 iniciou sua carreira pública, sendo aprovada para Concurso Público da Prefeitura Municipal de Palotina. Durante 9 anos atuou diretamente na assistência farmacêutica no Posto Central, organizando os processos de aquisição e distribuição de medicamentos e insumos. Neste período concluiu dois cursos de pós-graduação, sendo Farmacologia e Gestão de Serviços de Saúde. Em 2009 recebeu o convite do então prefeito Luiz Ernesto de Giacometti para ser Secretária Municipal de Saúde, cargo que ocupou de 2009 a 2012, tendo atuado também na gestão do ex-prefeito Jucenir Leandro Stenzler, no período de 2013 a 2015.

Nissandra foi presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da 20ª Regional de Saúde de Toledo e vice-presidente do COSEMS-PR (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Paraná). Também integrou a Câmara Técnica de Atenção à Saúde da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná e ocupou a Secretaria Extraordinária de Planejamento e Programação da Região Sul do CONASEMS (Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde). Em 2016 licenciou-se do município e assumiu a superintendência do Hospital Bom Jesus (HOESP), onde permaneceu até dezembro de 2017. De maio a dezembro de 2018 assumiu a direção da 20ª Regional de Saúde de Toledo que congrega 18 municípios. De 2019 a dezembro de 2020 permaneceu atuando junto à Secretaria Estadual de Saúde do Paraná através de um processo de cedência como chefe da Divisão da Atenção e Gestão da Saúde (DVAGS) da 20ª Regional de Saúde. Em 2021, a convite do prefeito Luiz Ernesto de Giacometti, retornou ao município de Palotina, ocupando a coordenação de Monitoramento e Avaliação e tendo um papel essencial no enfrentamento à pandemia do Covid 19 e também na implantação dos leitos de UTI junto ao Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri.

Nissandra é casada com Kepler José Machado e tem duas filhas: Ariane e Isadora.





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência