UFPR é a sétima melhor universidade do Brasil


O RUF, o ranking de avaliação das universidades brasileiros anualmente divulgado pelo jornal Folha de São Paulo, expôs nesta segunda, 1, os resultados relativos ao ano de 2018.

O Paraná aparece bem no ranking geral, em que a USP é novamente a primeira colocada, com 97,52 pontos na classificação.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) subiu um estágio em relação à classificação anterior, agora ficando em sétimo lugar.

A UFPR fica atrás apenas de universidades de alto calibre, além da USP: UFRJ, UFMG, UNICAMP, UFRGS, UFSC.

O ranking avalia ensino, pesquisa, reconhecimento do mercado e internacionalização de cada universidade.

As universidades na rabeira do RUF são a do Estado do Amapá (UEAP), com 11,80pontos; Universidade Estadual de Roraima (UERR), com 8,22 pontos; e a Universidade do Tocantins (estadual), com 3,41 pontos.

 

A UFPR fica na frente da paulista UNESP, da Universidade de Brasília e até da acatadíssima Universidade de São Carlos, UFSC (décimo primeiro lugar), assim como da UNIFESP (Federal de São Paulo), que aparece no décimo sétimo lugar na classificação geral.

Estaduais

As universidades estaduais paranaenses estão em boas posições, como a UEL, 22º posição e UEM, em 23º lugar.

Particulares

Dentre as universidades privadas, o ranking RUF identifica também boa qualidade da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUPR), apontada como a terceira particular mais bem avaliada do Brasil. Fica atrás de outras duas PUCs: a do Rio Grande do Sul, neste ano a melhor universidade particular do Brasil, segundo o RUF; e da PUC Rio.

A Universidade Presbiteriana MacKenzie, que deve instalar-se em Curitiba, possibilidade ampliada com a compra que fez do Hospital Evangélico e da Faculdade de Medicina Evangélica de Curitiba, conseguiu o quarto lugar na avaliação geral das universidades particulares.

Observe-se: a PUCPR coloca-se adiante da PUCSP (oitavo lugar), da Unisinos, da Universidade Católica de Brasília e da PUC de Minas Gerais, assim como da conhecida instituição universitária não religiosa, Uninove, de São Paulo.





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência