A grandiosidade do SUS e tudo o que ele oferece nas várias linhas de cuidado


Essa linda guerreira é a pequena Sofia Emanuelly. Com apenas 9 meses, Sofia já passou por várias provações e teve que ser muito forte para vencer um grave problema de saúde e enfrentar longos internamentos e cirurgias. Tudo começou quando a mãe da Sofia, Jenifer Lais, ainda gestante, foi fazer uma ultrassonografia morfológica, conforme protocolo do pré-natal. Lá foi identificada uma alteração e pedido exames complementares, que confirmaram uma má formação cardíaca no feto. Encaminhada então para serviço de gestação de alto risco em Toledo, a mãe também teve vários obstáculos a enfrentar, já que Sofia não poderia nascer numa Maternidade comum. Precisaria nascer em um serviço ou próximo a um Hospital que fosse referência em Cardiologia Pediátrica. Assim sendo o nascimento ocorreu em Pato Branco, no Hospital São Lucas e assim que nasceu a bebê já foi transferida para Policlínica Pato Branco. Diante de um quadro gravíssimo, com várias paradas cardíacas, aos 8 dias de vida Sofia passaria por sua primeira cirurgia. Foram 34 dias de internação na UTI Neontatal, mais 8 dias na Enfermaria Pediátrica. Com grande alegria a família regressou para sua casa em Palotina, mas sabia que sua luta não havia acabado. O acompanhamento com consultas e exames especializados continuou e recentemente aos 9 meses, veio a segunda cirurgia cardíaca e mais 14 dias de internação. A família relembra os momentos difíceis de aflição, de medo... Mas também de união e de muita fé.

Segundo a Coordenadora de Saúde de Palotina, Nissandra Karsten, a Secretaria Municipal de Saúde acompanhou e deu todo o suporte nas várias etapas do tratamento da pequena guerreira, que segue em acompanhamento pela Unidade Básica de Saúde do Cohapar.

A mãe de Sofia, Jenifer Lais fez um agradecimento especial. “Eu agradeço a Deus por ela estar aqui hoje ao meu lado, tudo que passamos foi dolorido, mas Graças a Deus está tudo bem. Ela é nossa guerreira, meu milagre”, finalizou Jenifer.





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência