DIFICULDADES NO CAMPO - Vereadores de Palotina encaminham pedido ao governo do Estado para atender produtores rurais


Em atendimento à solicitação de todo o setor do agronegócio, os vereadores de Palotina encaminharam ofício ao governo Estado reivindicando o retorno do subsídio da Tarifa Rural Noturna de Energia Elétrica, cujo programa oferecia aos produtores rurais um desconto de 60% na cobrança da fatura de energia elétrica, entre o período das 21h30 e 6h. Os vereadores frisam que os produtores reivindicam a retomada do programa nos moldes originais sob pena de inviabilização de muitas propriedades que produzem proteínas animais. Atualmente o incentivo foi reduzido a apenas 6.000 kw/h por CPF

Para justificarem o pedido, os vereadores destacam que o agronegócio tem grande importância no contexto da economia paranaense e para Palotina não é diferente. “O Valor Bruto da Produção Agropecuária de Palotina no ano de 2020 foi de R$ 1,32 bilhão, conforme divulgado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab). 70% do VBP provém da produção de proteínas animais (peixe, frango, suíno e leite) onde a energia é insumo principal. Isso mostra a importância do setor que tem enfrentado grandes desafios, sendo um deles a estiagem que comprometeu as lavouras de soja da atual safra. Os produtores também tiveram problemas na produção de milho safrinha que foi afetado por fortes geadas. Além disso, os custos de produção estão aumentando significativamente afetando não somente a produção de grãos, mas também as demais cadeias produtivas”, destaca o documento. Os vereadores argumentam ainda que um dos insumos essenciais para a atividade é a energia elétrica que neste período de estiagem prolongada tem gerado uma grande demanda uma vez que os produtores precisam assegurar o bem estar animal na produção de frango, suínos, peixe e leite. “O aumento no custo da energia e a retirada de incentivos tem deixado produtores apreensivos com risco de inviabilizar muitas propriedades”, resumem.

O ofício foi assinado pelo presidente Eurico Fernandes Barbosa e pelos vereadores, Joarez Negrona, Osvaldo Paulino de Freitas, Márcia Berno Cecluski, Sargento Sidney, Rodrigo Ribeiro, Thiago Mostachio, Sérgio Sendtko e Rosangelo Maltauro.

 





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência