Em 100 dias da atual legislatura vereadores deliberam 79 projetos e encaminham sugestões


Neste dia 10 de abril os atuais vereadores completam 100 dias de trabalho. Muito além das sessões ordinárias, realizadas às segundas-feiras e também as sessões extraordinárias, convocadas quando há matérias urgentes, os vereadores desenvolvem outras atividades que são muito importantes para o município. Para se ter uma ideia da relevância do trabalho dos vereadores, neste período tramitaram na Câmara 79 projetos de Lei, sendo 73 encaminhados pelo prefeito Luiz Ernesto de Giacometti e 6 seis de iniciativa de vereadores. Também tramitaram 24 indicações com sugestões dos vereadores para obras e serviços em diversos setores. Foram apresentados ainda 8 requerimentos com pedido de informações e duas moções tramitaram, sendo uma alusiva ao Dia Internacional da Mulher e outra de pesar pelo falecimento do pioneiro e cidadão honorário de Palotina Darcy Ioris. Neste período foram realizadas dez sessões ordinárias e três sessões extraordinárias. 

Comissões – Os vereadores integram três comissões que são responsáveis pela análise de todos os projetos que tramitam no Legislativo. São estas comissões que analisam a legalidade dos projetos ou propõe emendas para o aperfeiçoamento dos mesmos. A Câmara de Palotina conta com a Comissão de Justiça e Redação, composta pelos vereadores Thiago Mostachio, do PSDB (Presidente), Rodrigo Ribeiro, do MDB (Relator) e Rosangelo Maltauro, do PSD (Secretário). Outra comissão é a de Finanças, Orçamento e Contas, formada por Sergey Sendtko, do PSD (Presidente), Osvaldo Paulino de Freitas, do PSDB (Relator) e Joarez Ribeiro de Campo, do PL (Secretário). Há ainda a comissão de Saúde, Educação, Cultura, Serviços e Infraestrutura, composta pelos vereadores Gilmar Hinkel, do MDB (Presidente), Rosangelo Maltauro (Relator) e Márcia Berno Cecluski, do PL (secretária).

 

A Mesa Diretiva da Câmara é composta por Eurico Fernandes Barbosa (MDB), como presidente; Márcia Berno Cecluski (PL), como vice-presidente; Joarez Ribeiro de Campo (PL), como primeiro secretário e Osvaldo Paulino de Freitas (PSDB), como segundo secretário. O Legislativo conta ainda com dez servidores, sendo 8 efetivos e dois comissionados. A Câmara de Palotina é uma das mais econômicas do Paraná com índice de apenas 1,20% de despesas com pessoal nos últimos 12 meses, sendo que o limite máximo constitucional é de 6%.

O presidente da Câmara avaliou os 100 dias da atual legislatura fazendo um agradecimento a todos os vereadores e servidores pelo empenho e dedicação. Eurico Fernandes Barbosa lembra que o trabalho das comissões tem sido fundamental para assegurar a celeridade na tramitação dos projetos, sobretudo nesta fase de pandemia em que o Legislativo deu condições para que o Executivo pudesse fazer investimentos para manter as atividades de atendimento à população e até mesmo melhorar sua estrutura. “A Câmara tem papel importante no sentido de dar condições para que o Executivo possa realizar os investimentos necessários para atender a população neste momento de dificuldade imposta pela pandemia”, ressalta. Eurico lembra que os vereadores também estão empenhados em ouvir as reivindicações da comunidade para encaminhar sugestões à administração e até mesmo pedido de informações por meio de requerimentos.

As atividades do Legislativo podem ser acompanhadas pelo site www.palotina.pr.leg.br e também pelos canais da Câmara nas redes sociais (Facebook e You Tube). As sessões também são transmitidas pela Rádio Continental, às segundas-feiras, às 20h. 

 





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência