Em jogo polêmico, seleção brasileira estreia na Copa do Mundo com empate contra a Suíça


A seleção brasileira não estreou da forma desejada e ficou apenas no empate com a Suíça em 1 a 1, na cidade de Rostov-on-don. Porém, o jogo ficou marcado pela grande polêmica envolvendo o árbitro mexicano César Ramos. Ele não percebeu o empurrão de Zuber em Miranda no lance do gol suíço e também não consultou o assistente de vídeo.

O Brasil fez um primeiro tempo muito tranquilo e abriu o placar em um belo chute de Philippe Coutinho, que estreou nos Mundiais. Já na etapa final, o gol suíço logo no começo mexeu com o psicológico da seleção e os brasileiros não conseguiram reagir para evitar o empate.

 

Essa foi a primeira vez nas últimas 10 Copas do Mundo que o Brasil estreou sem vitória, A última vez havia sido em 1978, quando ficou no empate em 1 a 1 com a Suécia. Na ocasião, a partida também foi marcada por muita polêmica. No último lance, Zico marcou o gol de cabeça, após cobrança de escanteio, mas o árbitro Clive Thomas encerrou quando a bola estava indo para a área.

Com o empate, Brasil e Suíça dividem a segunda colocação do Grupo E, com um ponto. A liderança da chave é da Sérvia, que mais cedo venceu a Costa Rica por 1 a 0. A seleção brasileira tem cinco dias até a próxima partida contra os costarriquenhos, na sexta-feira (22), às 9h (horário de Brasília).

O jogo

Confiante na equipe titular, o técnico Tite manteve a mesma formação que venceu a Áustria no último amistoso preparatório. A partida começou com a seleção brasileira tendo superioridade na posse de bola e criou a primeira chance com apenas cinco minutos. Willian recebe na ponta direita, cortou o marcador e chutou com força. A bola passou por toda a área e saiu pela linha de fundo.

Aos 10 minutos, Paulinho recebeu passe na intermediária e chutou muito próximo da trave. O Brasil seguiu melhor na partida e marcou um golaço para sair na frente do marcador. Philippe Coutinho recebeu na entrada da área, ajeitou para a perna direita e arriscou o chute. A bola pegou efeito, bateu na trave e foi para o fundo das redes.

Depois do primeiro gol, a seleção brasileira ficou muito seguro em campo e não levou nenhum perigo durante o tempo. Nos minutos finais, o Brasil teve uma boa chance de ampliar o marcador. Porém, Gabriel Jesus não dominou e a zaga suíça recuperou a bola.

Já no segundo tempo, a história do jogo foi outra. A Suíça não ficou apenas no campo de defesa e empatou, aos cinco minutos, em um lance polêmico. Após cobrança de escanteio, Zuber escapou da marcação de Miranda e cabeceou para deixar tudo igual. Os brasileiros reclamaram que o zagueiro foi empurrado no início da jogada.

O gol de empate animou os suíços e obrigou Tite a mexer no meio-campo. Primeiro, colocou Fernandinho na vaga de Casemiro, que vinha bem, mas já tinha cartão amarelo. Depois, entrou Renato Augusto na vaga do apagado Paulinho. As mudanças não surtiram efeito no quesito ofensivo e a última aposta foi a entrada de Roberto Firmino no lugar de Gabriel Jesus.

Após a entrada, Roberto Firmino teve duas boas chances de marcar o gol da vitória. Primeiro, aos 36 minutos, ele recebeu a bola em profundidade e chutou com força por cima do gol. Depois, aos 44, ele recebeu a bola de Neymar e cabeceou para grande defesa de Sommer.

Nos acréscimos, o Brasil fez pressão total para sair com a vitória. Aos 45, Marcelo fez o cruzamento na área e a bola sobrou nos pés de Miranda, na entrada da área. O zagueiro pegou firme e mandou muito perto da trave. Já no último lance, Renato Augusto chutou rasteiro e a zaga suíça tirou praticamente em cima da linha.

FICHA TÉCNICA
BRASIL 1X1 SUÍÇA

Local: Rostov Arena, em Rostov-on-don (RUS).
Data: Domingo, 17 de junho de 2018.
Horário: 15h (horário de Brasília).
Árbitro: Cesar Ramos (MEX).
Assistentes: Marvin Torrentera (MEX) e Miguel Hernandez (MEX).
Árbitro de vídeo: Paolo Valeri (ITA).

Brasil: Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro (Fernandinho); Paulinho (Renato Augusto), Philippe Coutinho, Willian e Neymar; Gabriel Jesus (Roberto Firmino).
Técnico: Tite.

Suíça: Sommer; Lichtsteiner (Lang), Schar, Akanji e Ricardo Rodriguez; Behrami (Zakaria), Xhaka, Dzemaili, Zuber e Shakiri; Seferovic (Embolo).
Técnico: Vladimir Petkovic.

Cartões amarelos: Casemiro (BRA); Lichtsteiner, Schar e Behrami (SUI).
Gols: Philippe Coutinho (BRA), aos 20′ do primeiro tempo, e Zuber (SUI), aos 5′ do segundo tempo.





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência