Palotina promoveu 1ª reunião do projeto Piquiri Sustentável


A 1ª reunião do Projeto Piquiri Sustentável em Palotina aconteceu nesta terça-feira (25), no Sindicato Rural Patronal, com o objetivo de ressaltar a importância da conservação das bacias do Rio Piquiri por meio de recuperação de mata ciliar, identificação das fontes poluidoras e contaminantes e do equilíbrio do meio ambiente. 

 

O Rio Piquiri é afluente da margem esquerda do Rio Paraná e tem cerca de 485 quilômetros de extensão. A bacia está localizada na região do oeste do Paraná, sendo que seu percurso abrange 68 municípios. 42,8% da sua bacia é ocupada por culturas agrícolas, 34,1% por pastagens, 20,3% de vegetação secundária e 5% de áreas naturais.

 

Na bacia existem Unidades de Conservação de gestão pública que mantém importantes remanescentes como a Reserva Biológica do Parque Estadual de São Camilo, pois os peixes buscam águas oxigenadas para reproduzir no período da piracema.

 

Durante a reunião foi acordado que o município formará um grupo com técnicos, autoridades, proprietários rurais e demais interessados para propor ações que reforçam o estoque de peixes nativos, garantindo a variabilidade genética dos estoques nativos e a qualidade da água, além de promover a pesca sustentável.

 

A Reunião contou com as presenças do prefeito de Palotina, Jucenir Stentzler, vice-prefeito, Chico Brum, secretário de Agricultura e Gestão Ambiental, Antoninho Chechi, promotoras de justiça, Dra. Cristiane Aparecida Ramos e a Dra. Rosana Araújo Ribeiro, promotor Robertson Fonseca de Azevedo, vereador Marcos Heurt, membros do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), sindicatos, Itaipu Binacional, Emater, UFPR, alunos do colégio agrícola Adroaldo Colombo, engenheiros agrônomos e proprietários rurais.

 





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência