Professores recebem orientações sobre os cuidados com a saúde vocal


A Secretaria de Educação e Cultura de Palotina repassou orientações aos professores das escolas municipais sobre os cuidados com a voz. A ação aconteceu na terça-feira, dia 16, data mundialmente lembrada como o dia de atenção a saúde vocal.  Os professores receberam informações sobre os cuidados necessários com a voz. Alusivo a data, as fonoaudiólogas Poliana Gubert Dalastra e Marlova Zago distribuíram folhetos informativos sobre os cuidados vocais e maçãs. 

A voz é sem dúvidas uma ferramenta de trabalho imprescindível para muitas profissões, principalmente, para os professores. Dessa forma são necessários alguns cuidados para que ela se mantenha sempre saudável. Para preservar a saúde da voz e prevenir o aparecimento de alterações ou doenças, evite:

- fumar;

- tossir, gritar ou dar gargalhadas exageradas;

- Ar condicionado, pois causa o ressecamento das pregas vocais;

- Não usar pastilhas e/ou sprays;

- Falar por longos períodos sem hidratação;

- Alimentos gordurosos, refrigerantes, e derivados de leite antes do uso profissional da voz;

- Roupas muito apertada no pescoço e cintura;

- Evitar o álcool; 

Além disso, é preciso prestar atenção a sinais como: ronquidão, cansaço vocal, irritabilidade, ardor e perda de voz. Estes sintomas podem indicar alterações vocais.

 

Segunda a fonoaudióloga, Poliana Dalastra os problemas de saúde vocal, quando diagnosticados precocemente, possuem grandes chances de cura. “Caso apresente alguns destes sintomas, por mais de 15 dias, procure um fonoaudiólogo” alerta Poliana.


 





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência