Vacina atual contra Influenza possui proteção cruzada contra cepa Darwin


Estamos observando um aumento significativo da infecção respiratória aguda em nossa região. Popularmente conhecida como gripe, a infecção é ocasionada pelo vírus Influenza, que possui os tipos: A, B, C e D.

Com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde, as vacinas contra influenza são modificadas anualmente de modo a incluir as cepas mais prevalentes (em geral, 2 cepas da influenza A e 1 ou 2 cepas da influenza B).

Atualmente, ouvimos falar sobre um novo vírus Influenza em circulação no país, uma nova cepa do subtipo A (H3N2), batizada de Darwin.

O vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra. Os sintomas são febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças.

A Secretaria Municipal de Saúde de Palotina registrou 2 casos desse novo vírus H3N2 no município.

A Coordenadora de Saúde Nissandra Karsten alerta sobre a importância das pessoas que ainda não realizaram a vacinação em 2021 de procurarem a Unidade de Saúde para a vacinação, “para quem ainda não se vacinou contra o vírus influenza em 2021, a vacina ainda está disponível para a população. Procure a UBS mais próxima para receber a dose da vacina. A vacina garante proteção contra os vírus Influenza A H1N1 e H3N2, e Influenza B”, afirma Nissandra.





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência