Dois adolescentes que seriam vítimas do jogo “Momo” morrem em um intervalo de 48 horas


Dois adolescentes foram encontrados mortos e a suspeita da polícia é que ambos tenham sido vítima de um desafio online divulgado por meio do WhatsApp do jogo viral “Momo”, que está presente em diversos países.

As mortes dos adolescentes de 12 anos e de 16 anos aconteceram em um intervalo de tempo de 48 horas, na cidade de Barbosa, na Colômbia, segundo informações do jornal britânico Daily Mail.

EM PERNAMBUCO

Caso semelhante ocorreu no Brasil no mês passado. A Polícia Civil de Pernambuco investiga se a morte por enforcamento de um menino de 9 anos, no Recife, no dia 16 de agosto, está ligada ao desafio que circula pelo WhatsApp, da “Boneca Momo”.

A advogada da família, Yeda Barbosa, presidente da Comissão Contra Crimes Cibernéticos em Pernambuco, acredita que a morte pode ter ligação com desafios na internet. Ela, que falou em nome da mãe da criança, conta que, na semana em que apareceu enforcado, o menino estava bastante ansioso. “Era um menino que usava muito o celular, bem mais do que o comum.”

DESAFIO E MORTE

De acordo com as primeiras informações, os dois jovens colombianos se conheciam. O menino teria convidado a menina para entrar no desafio. Ele foi o primeiro a ser encontrado, com marcas de enforcamento.

Os celulares de ambos estão sendo periciados pelas autoridades e, segundo o Daily Mail, foram encontradas mensagens que associam as mortes ao desafio “Momo”.

O jogo consiste numa série de desafios enviados por uma conta do WhatsApp, cuja imagem é uma mulher-pássaro, de olhos esbugalhados, que pode terminar com o suicídio das vítimas.

ALERTA

A polícia alertou que as mensagens da conta Momo, destinadas a jovens, “levam à extorsão de informação pessoal, incitam ao suicídio e a atos arriscados, tratando-se de um risco utilizado por criminosos para manipular as vítimas”.

PAIS MAIS ATENTOS

Por isso, os pais devem “acompanhar a atividade dos filhos nos smartphones e tablets” e impor “regras” para o “uso moderado” dos eletrônicos. “Em caso de suspeita ou crime”, devem denunciar a situação às autoridades.

O QUE É A “BONECA MOMO”

A lenda japonesa conta que uma mulher morreu no parto, mas seu filho sobreviveu. A mulher reencarnou na forma de “mulher pássaro” e passou a aterrorizar o filho durante toda a sua vida.

Pela curiosidade as crianças e adolescentes atrelam o número do WhatsApp à conta do Facebook e criminosos, utilizando a imagem do perfil do personagem virtual, colhem informações pessoais e passam a fazer os desafios.

EVITAR SUICÍDIO

Segundo especialistas, para evitar casos de suicídio, familiares, amigos e professores devem ficar atentos a sinais de alerta em crianças e adolescentes, como falar sobre querer morrer, procurar formas de se matar, ampliar o uso de álcool e drogas e agir de modo ansioso, agitado ou irresponsável.

Diante de situações como essas, o recomendável é não deixar a pessoa sozinha, ligar para canais de ajuda e levar a pessoa para uma assistência especializada.

DICAS DE SEGURANÇA DA POLÍCIA FEDERAL PARA OS PAIS:

  • 1 – Estreitar o vínculo de amizade e cumplicidade com seus filhos e sempre perguntar sobre as atividades desenvolvidas no dia.
  • 2- Ter conhecimento básico de internet e computação, principalmente sobre redes sociais, para instruir os filhos.
  • 3 – Supervisionar o acesso dos filhos à internet de forma discreta e não ostensiva. Melhor caminho é sempre o diálogo e orientação.
  • 4 – Alertar e conscientizar os filhos sobre os perigos que existem na internet.
  • 5 – Importante a conscientização para não compartilharem de maneira exagerada informações pessoais.
  • 6 – Ter o consentimento da criança e do adolescente para acessar o perfil nas redes sociais.
  • 7 – Deixar, se possível, o computador num cômodo público e visível da casa para que, em qualquer momento, possa ser visualizado o que os filhos estão acessando.
  • 8 – Não permitir que os filhos fiquem muitas horas conectados à internet

DICAS DE SEGURANÇA PARA OS FILHOS:

  • 1 – Nunca incluir nas redes sociais informações pessoais de maneira exagerada
  • 2 – Não postar fotos em excesso
  • 3 – Nunca incluir desconhecidos em contatos
  • 4 – Preservar a intimidade ao máximo





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência