Polícia Militar comemora 167 anos com foco na eficiência e na proteção da sociedade


A solenidade de comemoração dos 167 anos de criação da Polícia Militar do Paraná, nesta terça-feira (10), foi marcada com o início oficial da preparação de 122 cadetes da PM e do Corpo de Bombeiros aprovados no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – eles receberam o Espadim Tiradentes, arma símbolo do cadete.

O evento também concedeu a militares estaduais e civis a medalha Coronel Sarmento, honraria de maior prestígio da Corporação, outorgada a pessoas que contribuíram para o crescimento da PM.

A cerimônia ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), organizada para evitar aglomerações e respeitar as medidas sanitárias de enfrentamento ao coronavírus.

O comandante-geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, disse que a história da corporação e o sacrifício de muitos policiais foram essenciais para consolidar o respeito e a admiração que a PM possui por parte sociedade. “A PM foi construída por várias mãos. Nossos antepassados deixaram uma herança muito importante e hoje trabalhamos para fazer uma Polícia Militar nova, com gestão moderna, alinhada com a atual situação do País e do nosso Estado”, afirmou.

Estreitar laços com a comunidade e reestruturar a área administrativa são os focos atuais. “Estamos num processo de análise de enxugamento da máquina administrativa para que possamos aplicar o maior número possível de policiais militares na atividade-fim, que é o policiamento na rua. Além disso, promovemos cursos de especialização e de capacitação para dar uma melhor resposta à sociedade em curto prazo”, detalhou o coronel.

O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, participou da entrega da medalha Coronel Sarmento. “A Secretaria compareceu para prestigiar o evento e para levar as pautas positivas à PM. O Governo do Estado, desde o início da gestão Ratinho Junior, montou um planejamento e hoje podemos dizer que a PM está diferente. Estamos buscando cada vez mais não só recursos humanos, mas também ferramentas e veículos adequados, tecnologia e armamentos”, disse.

HOMENAGEM – A medalha Coronel Sarmento, maior honraria da Polícia Militar do Paraná, é conferida anualmente pelo chefe do Executivo, mediante proposta do comandante-geral. A medalha é entregue àqueles que mais se destacaram ao longo do ano em favor da causa pública e contribuíram para o crescimento da corporação.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross, foi um dos que receberam a medalha. “Fiquei muito honrado, pois coroa a minha carreira e significa que o trabalho feito até aqui foi eficiente. É muita alegria comemorar os 167 anos da Polícia Militar, que tem uma história que se confunde com a emancipação política do nosso estado”, destacou.

ESPADIM TIRADENTES – O evento também marcou o início da carreira militar dos 122 cadetes (98 da Polícia Militar e 24 do Corpo de Bombeiros), incluindo seis da Polícia Militar do Espírito Santo. Durante a solenidade, os padrinhos e as madrinhas entregaram o Espadim Tiradentes, arma símbolo do cadete, aos futuros oficiais, que os acompanhará no período de três anos de formação acadêmica, até a formatura, quando entregam esta arma para receber a espada, símbolo do oficialato.

MOTIVAÇÃO – A cadete Eliziane Torres Matte trouxe os familiares para comemorar a inclusão na Polícia Militar. “É um sentimento maravilhoso, esperei muito tempo por isso e, principalmente agora, recebendo o espadim. Desde criança sempre tive muito apreço pela farda. Quando tive que decidir por uma carreira profissional ainda no Ensino Médio já escolhi a Polícia Militar e estudei por quatro anos, até passar no vestibular”, explicou.

Outros cadetes que ingressaram no Curso de Formação de Oficiais (CFO) seguem o exemplo de seus pais, que atuam na corporação ou já seguiram para a reserva remunerada. No caso do cadete Artur Bodner, a referência do pai, o tenente-coronel Robson Bodner, foi o maior incentivo.

“Sempre tive motivação para seguir a carreira policial militar e fazer o melhor naquilo que me for confiado”, disse. O pai completou que se sente realizado pela escolha do filho. “No atual cenário de desconstrução de valores, temos a continuidade daquilo que acreditamos, das coisas boas, do convívio com pessoas de bem, é uma realização pessoal familiar indescritível”, afirmou o tenente-coronel.

HISTÓRIA – A Polícia Militar do Paraná foi criada em 10 de agosto de 1854 como uma unidade de Caçadores, com a denominação de Companhia de Força Policial. A história da Corporação é entrelaçada aos mais importantes episódios históricos do Paraná e sua atuação teve papel essencial no controle de revoltas militares internas, como a Revolução Federalista, de 1893, a Guerra do Contestado, de 1912, e até mesmo na Guerra do Paraguai.

PRESENÇAS – Estiveram na solenidade o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Laurindo de Souza Netto; o deputado estadual Tiago Amaral; o subcomandante-geral da PM, coronel Rui Noé Barroso Torres; o chefe do Estado-Maior da PM, coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse; o diretor de Finanças da PM, coronel Gelson Marcelo Jahnke; o diretor de Ensino e Pesquisa, coronel Vanderley Rothenburg; o comandante da APMG, tenente-coronel Waldick Alan de Almeida Garret; o comandante do 5º Comando Regional, tenente-coronel Sérgio Almir Teixeira; o comandante do 2º Comando Regional, Hilberaldi Correia de Lima; o comandante do 1º Comando Regional, coronel Wagner Lucio dos Santos; o comandante do 6º Comando Regional, coronel Renato de Oliveira Ribas Filho; além de demais oficiais e praças da PM e do Corpo de Bombeiros.





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência