16 DE SETEMBRO- Data celebrou o Dia Nacional de combate e prevenção à trombose


A trombose é caracterizada pela formação ou desenvolvimento de um coágulo sanguíneo responsável por causar a obstrução e inflamação na parede do vaso, conhecida pelos médicos como trombose venosa profunda. Esse coágulo bloqueia o retorno do fluxo sanguíneo e causa edema e dor na região afetada, podendo se desprender parcialmente e se movimentar pela corrente sanguínea, indo obstruir vasos sanguíneos pulmonares e causando a embolia pulmonar que é extremamente grave, podendo ser fatal.

A médica da Unidade Básica - UBS do Jardim Bela Vista, Dra Luana Dultra Bauermann, ressalta que é de suma importância ficar atento aos sintomas da trombose venosa profunda que são: dor ou inchaço nas pernas, vermelhidão, sensibilidade ou sensação de calor em uma área da pele. Já os sintomas da embolia pulmonar são: falta de ar, respiração rápida, dor nas costelas ou ao redor do pulmão, podendo piorar ao respirar profundamente, coração acelerado, tontura ou desmaio.

A Dra Luana ressalta também que qualquer pessoa pode ter tromboembolismo venoso, mas existem vários fatores que aumentam os ricos, como por exemplo, cirurgia (principalmente ortopédica), hospitalização, fratura da pelve, quadril ou ossos longos, Imobilidade (ficar muito tempo parado na mesma posição), ter mais de 40 anos, obesidade, câncer e quimioterapia, episódio anterior de tromboembolismo venoso, casos na família, gravidez ou parto recente, pílulas anticoncepcionais ou terapia de reposição hormonal sem acompanhamento médico, derrame cerebral recente e doenças que afetam a coagulação do sangue.





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência