Ação educativa para pacientes diabéticos é realizada na UBS do Osvaldo Cruz


Uma ação educativa foi realizada com pacientes diabéticos na Unidade de Saúde Ricardo Ticianelli, no Bairro Osvaldo Cruz, na terça-feira, 25. Na oportunidade foi realizado, aferição de pressão arterial, glicemia de jejum e avaliação antropométrica. O Dr. Ygor Bereza e a enfermeira Letícia Mateucci Míssio realizaram o Teste de Snellen para avaliar a acuidade visual e também o exame do Pé Diabético com monofilamento de 10g para avaliar a sensibilidade dos membros inferiores. 

As ações visam identificar os pacientes com alto risco de ulceração e prevenir os casos de amputações. Entre as complicações do Diabetes Mellitus (DM), as úlceras de pés e a amputação de extremidades são as mais graves e de maior impacto socioeconômico. 

A prevenção por meio de exame frequente dos pés de pessoas com DM, realizado pelo médico ou enfermeira da atenção básica é de vital importância para a redução de complicações. 

A abordagem educativa de pessoas com DM para a prevenção da ocorrência de úlceras nos pés, e para estabelecer um cuidado diário e adequado dos membros inferiores é fundamental para evitar internações e amputações. 

A Sociedade Brasileira de Diabetes aponta que dentre os 14 milhões de pessoas com diabetes, cerca de 1 milhão de pacientes apresentarão úlceras e 200 mil precisarão passar por amputações, das quais 40 mil levam à óbito. “Esses números são preocupantes. Infelizmente, não controlar adequadamente a glicemia (nível de açúcar no sangue) e o uso correto de medicamentos, cria-se condições para o aparecimento de complicações que afetarão sensivelmente a qualidade de vida do paciente e de sua família” esclarece o presidente da Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), Dr. Fadlo Fraige Filho. 

“Além do médico e da enfermeira da Unidade de Saúde do Bairro Osvaldo Cruz, esta ação envolveu toda a equipe da UBS, dentre elas, as agentes comunitários de saúde, as técnicas de enfermagem Edna e Margareth e a recepcionista Mariane”, destaca a enfermeira Letícia Mateucci Míssio. “A equipe agradece aos pacientes que estiveram presentes e aproveita para chamar a atenção dos demais pacientes diabéticos sobre a importância do cuidado continuado e preventivo”, completa.





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência