Para finalizar a Semana Nacional da Gravidez na adolescência, a Secretaria de Saúde gostaria de destacar a redução no percentual de gestantes adolescentes (10 a 19 anos) em nosso município. No ano de 2020 nosso município já alcançou a meta proposta pelo Plano de Saúde do Estado (12,9%), ficando em 9,07%. Neste último ano de 2021, o percentual ainda foi reduzido, alcançando o marco de 8,06%, segundo dados consolidados do SINASC.
O reflexo na redução deste percentual, se dá devido a um trabalho conjunto entre diversas secretarias municipais e entidades, que levam de forma integral, conhecimento aos adolescentes os munindo de informações para que possam entender quais as implicações e riscos a curto e a longo prazo que envolvem uma gestação nesta fase da vida.
Neste último sábado, dia 05/02, no Centro de Especialidades Médicas, foi realizado um ambulatório de saúde da adolescente, com consultas ginecológicas e de equipe de enfermagem, para que as adolescentes pudessem esclarecer possíveis dúvidas bem como buscar orientações pertinentes a sua saúde.
Além desta ação, todas as Unidades Básicas de Saúde do nosso município contam com equipe capacitada para realizar o atendimento da demanda desta população e orientar, sanar as dúvidas relacionadas as mudanças que ocorrem nesta fase da vida.