Reativar o brilho nos olhos, a paixão pela profissão e o protagonismo educacional. Esses foram os principais objetivos da Amostra Pedagógica de 2024, que reuniu profissionais envolvidos no Programa A União Faz a Vida (PUFV) da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP. Os dois encontros contaram com a participação de 870 pessoas, em Palotina (PR) e em Ubiratã (PR), e foram realizados nos dias 1 e 2 de fevereiro.
As palestras, com Janderson Santos, abordaram os desafios da educação e a profissão do professor. Além disso, houve um bate-papo sobre as memórias dos professores. O tema central foi “Que a Mágica do Encantamento Inicie”.
“O Sicredi acredita que a educação muda as pessoas e que esses programas cooperam para que as crianças e os adolescentes nos auxiliem a construir uma sociedade mais prospera. Com informação acessível, pessoas e lugares se transformam para melhor”, destaca o presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Jaime Basso.
Para o diretor executivo, Moacir Niehues, ao capacitar os alunos para serem protagonistas do conhecimento, é possível criar uma geração de jovens mais cooperativistas. “Os programas de educação do Sicredi influenciam de forma positiva a termos cidadãos mais conscientes no futuro”.
Já a gerente de desenvolvimento do cooperativismo e sustentabilidade, Cláudia Bonatti, a amostra é um momento especial, onde os professores conseguem exemplificar o protagonismo de seus alunos diante de temas provocados por eles. “Ao oferecer esse momento no início do ano, a cooperativa dá as boas-vindas aos educadores e às comunidades escolares, com o desejo de que seja um ano extraordinário”.
Programa A União Faz a Vida
O Programa A União Faz a Vida é o principal projeto de educação do Sicredi, com o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e de cidadania, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes. Com metodologia própria, fundamentada na perspectiva do trabalho com projetos, por meio da qual todos os envolvidos vivem uma experiência colaborativa em que priorizam o diálogo, a troca de saberes, a expressão de dúvidas, a resolução de conflitos e a percepção das diferenças.
Desde 2011 na cooperativa, o PUFV está em 30 municípios da área de atuação, com 216 projetos já desenvolvidos, em 121 escolas, com o envolvimento de 965 professores, 1.040 apoiadores e de mais de 7 mil alunos.