A votação do projeto na Câmara de Palotina foi acompanhada por um grupo de policiais. Na oportunidade esteve presente o comandante da Companhia da Polícia Militar, Capitão Aparecido.
A Câmara de Vereadores de Palotina aprovou Projeto de Lei que declara de Utilidade Pública Municipal a Associação dos Policiais Militares dos Municípios de Palotina, Maripá e Terra Roxa. O projeto, de autoria da vereadora Márcia Berno Cecluski (PL), foi aprovado na sessão ordinária da última segunda-feira (04).
Ao justificar o projeto, a vereadora disse que a Associação dos Policiais Militares dos Municípios de Palotina, Maripá e Terra Roxa, desempenha um papel crucial na promoção do bem-estar social e na segurança pública. Atuando com a missão de conscientizar e educar a população sobre temas relevantes, a associação tem se destacado por suas iniciativas voltadas à prevenção de crimes e à promoção de um ambiente mais seguro para todos os cidadãos. Como justificativa para a declaração de utilidade pública municipal, a vereadora destacou os trabalhos já desenvolvidos e futuros projetos com sua relevância para a comunidade como combate às drogas e palestras em escolas. “A associação tem realizado um trabalho contínuo em escolas municipais e estaduais, promovendo palestras sobre o combate ao uso de drogas. Esses encontros abordam os efeitos nocivos das substâncias, as consequências legais e sociais do tráfico, além de promover alternativas saudáveis para os jovens”, destaca.
Outra ação importante é sobre a educação no trânsito. Márcia afirmou que por meio de palestras e atividades práticas, a equipe de policiais militares ensina crianças e adolescentes sobre a importância de um trânsito seguro, as regras básicas de circulação e o respeito às sinalizações. “Os resultados dessas ações são visíveis nas estatísticas de acidentes e infrações nas cidades. Com a educação adequada, espera-se que as futuras gerações se tornem motoristas mais conscientes e responsáveis, contribuindo para a redução de acidentes e aumentando a segurança nas vias públicas”, aponta.
A vereadora citou ainda outras ações como prevenção de crimes cibernéticos; atenção aos idosos; combate à violência doméstica; prevenção de crimes no meio rural, entre outras ações.