Tendo em vista o aumento significativo do número de casos de sífilis no Brasil, foi instituída a data de 19 de Outubro como Dia Nacional de Combate a doença. Neste sentido, a Secretaria de Saúde de Palotina vem informar a população sobre os riscos da doença tanto na idade adulta quanto aos bebes que podem ser acometidos durante a gestação.
O que é sífilis: doença curável e exclusiva do ser humano, causada por uma bactéria transmitida nas relações sexuais sem uso do preservativo, ou da gestante portadora para o feto e que pode levar a vários sinais e sintomas a depender do estágio da doença. Logo após a infecção, a possibilidade de transmissão é maior podendo apresentar-se inicialmente através de uma ferida indolor na região genital, colo do útero, boca, ânus ou em outros locais da pele, as quais normalmente não doem não coçam e não apresenta secreção e evoluírem após alguns anos para complicações neurológicas, ósseas, cardíacas e óbito.
Na gestação, a sífilis pode levar a aborto espontâneo, má formação do feto, surdez, cegueira, deficiência mental e óbito infantil. Contudo, é de extrema importância que toda gestante realize o exame para diagnóstico da sífilis nos três trimestres da gestação e que seu companheiro também seja submetido aos exames laboratoriais.
O tratamento da sífilis deve ser instituído o mais precocemente possível evitando assim complicações relacionadas à doença bem como a interrupção da cadeia de transmissão da mesma.
Para diagnóstico da doença encontra-se disponível em todas as unidades básicas de saúde testes rápidos onde através da coleta de uma pequena amostra de sangue em 30 minutos é possível emitir o resultado.
Já a prevenção se faz com o uso correto e regular do preservativo em todas as relações sexuais.
O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal de qualidade contribui para o controle da sífilis congênita.
Em caso de dúvida, compareça a unidade de saúde mais próxima de sua residência, fique sabendo faça o teste!