A Coordenadora da Secretaria de Saúde de Palotina, Nissandra Karsten, apresenta os dados preliminares da Avaliação Multidisciplinar do Ambulatório Pós COVID 19 realizado de maio-julho desse ano. A equipe NASF preocupada com as queixas recebidas dos pacientes mesmo depois de ter passado por todo atendimento e direcionamento responsável e correto dos profissionais de Saúde durante o isolamento, é comum que os usuários continuem com sinais, sintomas e queixas; que precisam de orientação profissional especializada, visando sua remissão. “a saúde pública é uma prioridade, a questão não é apenas a preocupação de quem passa por nossas mãos em momentos de fragilização, mas com o ser humano que necessita de atenção após um momento de frustração”
Nos meses de Maio até Julho todos os dados dos pacientes estratificados no pós COVID 19 foram compilados e avaliados. A Secretaria Municipal da Saúde de Palotina avaliou cocada caso e resultado. Como mostra na Estratificação de Risco após a liberação do isolamento, 95% são baixo risco, 4% risco intermediário e 1% alto risco. Todos os pacientes que passam pelo Centro de Triagem do Hospital Municipal estão sendo estratificados, sendo que é para avaliar as queixas e sintomas que possuem após ser liberados do isolamento, segundo o Ministério da Saúde, 30 dias pós COVID 19 se torno o período ideal para avaliar as consequências que o vírus causou.
O intuito é a orientação para a população com técnicas e manejo adequado para a realização de exercícios no dia a dia, podendo assim trazer uma melhora no decorrer deste período, que muitas vezes não depende apenas de remédio e sim da colaboração dos pacientes e familiares. A queixa continua no decorrer do pós isolamento, como a perca de paladar e olfato, e também o cansaço, tosse entre outros. Os responsáveis pelo ambulatório pós covid destacam a importância desse trabalho e ressaltam o quanto precisam da colaboração dos pacientes que forem notificados, já que a consulta multidisciplinar é importante e traz benefícios significativos, com orientações de qualidade. O vírus pode ir mas as sequelas ficam sim, e se você não percebe, pense em quem você ama, se cuida e cuide daquele que lhe cuidou e ajudou. Portanto, se você ou alguém da sua família passou pelo covid e ja esta liberado do isolamento, participe do ambulatório Pós COVID. Dúvidas com o NASF pelo telefone (44) 99858-4145.