Aviação C.Vale, 43 anos no ar - Cooperativa já pulverizou mais de três milhões de hectares


A aviação agrícola da C.Vale é, há 43 anos, uma grande aliada do produtor. Desde 1975, quando entrou em operação, o serviço já pulverizou mais de três milhões de hectares. A cooperativa possui oficina homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A estrutura, localizada na Vila Paraíso, anexa ao aeroporto municipal de Palotina (PR), é responsável pela manutenção das cinco aeronaves agrícolas, modelo Ipanema (EMBRAER). Para dar suporte as aeronaves, a cooperativa conta também com 15 pistas, em pontos estratégicos do Paraná e Mato Grosso do Sul.

Uma equipe de 17 profissionais, entre mecanicos, técnicos executores, inspetores, supervisores e pilotos são responsáveis pelas operações nos dois estados. A pulverização aérea pode ser usada para aplicação de fungicidas, inseticidas, adubação de cobertura sólidos e líquidos (uréia, sulfato de amônia), semeaduras de forrageiras como (aveia, nabo e braquiária).

De acordo com Pedro Gambaro, supervisor técnico de aviação agrícola, eficiência, agilidade e segurança são as principais vantagens do serviço. "Em uma hora de trabalho o avião é pode de fazer o controle de pragas e doenças em mais de 100 hectares", pontuou Gambaro.

O gerente do Departamento Agronômico da cooperativa, Carlos Konig, explica que a pulverização aérea permite o controle de pragas e doenças em qualquer fase da cultura. Além dessa vantagem, a aviação agrícola evita a compactação do solo e elimina perdas por amassamento, acrescenta. "Ao optar pelo serviço da cooperativa, o produtor deixa o risco do manuseio de produtos químicos a profissionais treinados e que usam os equipamentos de proteção para evitar contaminações", finalizou Konig.





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência